DemaisDestaque da CidadeSaúde

Saúde segue com vacinação contra HPV em Pirassununga

Adolescentes brasileiros que ainda não foram imunizados contra o HPV devem buscar os postos de saúde para receber a vacina. A convocação é do Ministério da Saúde, que lançou na terça-feira passada (4) uma Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra a doença. A vacina deve ser aplicada em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos.

Em Pirassununga as unidades da Saúde Laranjeiras, Limoeiro, Santa Fé, Raia, CEM, Unidade Redenção, São Pedro e Brás têm salas de de vacinação e podem orientar quem tem dúvidas. Na Base Aérea essa aplicação é feita em Sala de Vacina dentro da própria unidade.

As próprias unidades de Saúde de Pirassununga estão realizando busca ativa para vacinar todos os adolescentes que estão na faixa do público-alvo. Quem tem dúvidas se precisa tomar outra dose ou a própria vacina pode procurar uma das unidades de Saúde listadas acima ou a própria Secretaria Municipal de Saúde.

No Estado de São Paulo a expectativa é de vacinar 1,9 milhões de meninas de 9 a 14 anos e 2,2 milhões de meninos de 11 a 14 anos. A proteção só é completa quando aplicadas as duas doses da vacina. A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. Para garantir a vacinação deste público em todo o país, o Ministério da Saúde investiu R$ 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas.

Desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação, 4 milhões de meninas de 9 a 14 anos procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose, totalizando 41,8%. Com a primeira dose, foram imunizadas 4 milhões de meninas nesta mesma faixa, o que corresponde a 63,4%. A cobertura vacinal só fica completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses, segundo informa o Ministério da Saúde.

Entre os meninos, que foram incluídos na vacinação contra HPV no ano passado, 2,6 milhões foram vacinados com a primeira dose em todo o país, o que representa 35,7% do público alvo. Em relação à segunda dose, foram aplicadas 911 mil vacinas em meninos de 11 a 14 anos. Com a segunda dose, fica completo o esquema de vacinação.

O HPV no Brasil

Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3 %. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país. Os dados da pesquisa mostram que 37,6 % dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens tem uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde até o final do ano.

O projeto POP-Brasil é uma parceria do Ministério da Saúde, o Hospital Moinhos de Vento (RS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina (FMUSP) ? Centro de Investigação Translacional em Oncologia), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Secretarias Municipais de Saúde das capitais brasileiras e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Estudos internacionais também apontam o impacto da vacinação na redução do HPV. Nos EUA, dados mostram uma diminuição de 88% nas taxas de infeção oral por HPV. Na Austrália, redução da prevalência de HPV de 22.7% (2005) para 1.5% (2015) entre mulheres de 18?24 anos. Outro estudo internacional mostra que nos EUA, México e Brasil entre homens de 18 a 70 anos: brasileiros (72%) têm mais infecção por HPV que os mexicanos (62%) e norte-americanos (61%).

HPV e o Câncer

A vacina HPV previne vários tipos de cânceres contribuindo com a redução da incidência de cânceres nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV16 /18. A vacina é segura e não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez, segundo informações da Saúde.