DemaisDestaque da CidadeFinanças

Prefeitura passa a emitir online 2ª via de IPTU, ISS fixo de empresas e certidões

A Prefeitura Municipal de Pirassununga passou a oferecer diversos serviços de consulta e emissão online ao cidadão. O serviço é gratuito e está disponibilizado desde a última sexta-feira (17) e inclui emissão de segundas vias de IPTU e parcelamentos aos cidadãos, além de emissão de algumas certidões, e até mesmo segundas vias de tributos. Por meio do novo serviço também será possível acompanhar o andamento dos protocolos gerados na Prefeitura.

Com os novos recursos, o cidadão precisa apenas entrar no site da Prefeitura (www.pirassununga.sp.gov.br) e escolher no Menu Superior a opção ?Tributos? – ou então acessar diretamente http://cidadao.pirassununga.sp.gov.br/.

Desta maneira no Menu ?Débitos?, na opção ?Imóvel? poderá ser feita a emissão de segundas vias de débitos de imóveis (emissão de segunda via de IPTU e de Parcelamentos). No mesmo menu, em ?Empresa? é possível a emissão de segundas vias de débitos de Empresas (emissão de vias de ISS fixo, Taxa de licença, Multas lançadas). Já em ?Cidadão? é possível a emissão de segunda via de quaisquer taxas vinculadas ao CPF do cidadão.

No Menu ?Emissão de Documentos? é possível clicar em Certidão Negativa e em ?Emitir? para gerar emissão da Certidão Negativa de Débito de Imóvel ou ?Validar?, para verificar a autenticidade das certidões emitidas online digitando-se o Código gerado constante nas mesmas, ou seja, verificando-se a ?assinatura eletrônica? das certidões.

Ainda em ?Emissão de Documentos?, mas em ?Certidão Valor Venal? pode se clicar em ?Emitir? para gerar emissão da Certidão de Valor Venal de Imóvel e ?Validar?, para verificar a autenticidade de certidão já emitida.

Pro fim o Menu ?Protocolo?, ao se clicar em ?Consultar?, permite ao cidadão consultar os protocolos já abertos na Prefeitura, sabendo o local onde se encontra o referido protocolo.

Vale destacar que a abertura de qualquer protocolo/pedido ainda deve ser feita pessoalmente na Seção de Comunicação da Prefeitura (Piso Térreo do Paço, na Rua Galício Del Nero, 51).

Novos serviços online da Prefeitura

(http://cidadao.pirassununga.sp.gov.br/)

MENU ‘DÉBITOS’:

1 – Débitos ? Imóvel

? Emissão de segundas vias de débitos de imóveis:

(emissão de segunda via de IPTU e de Parcelamentos)

2 – Débitos ? Empresa

? Emissão de segundas vias ? Empresas:

(emissão de vias de ISS fixo, Taxa de licença, Multas lançadas)

3 – Débitos ? Cidadão:

? Emissão de segunda via de quaisquer taxas vinculadas ao CPF do cidadão

MENU ‘EMISSÃO DE DOCUMENTOS’:

1 – Emissão de Documentos ? Certidão Negativa:

? Emitir (Emissão da Certidão Negativa de Débito de Imóvel)

? Validar*

2 – Emissão de Documentos ? Certidão Valor Venal:

? Emitir (Emissão da Certidão de Valor Venal de Imóvel)

? Validar*

* Nos itens ?Validar? (no Menu ‘Emissão de Documentos/Certidão (…)’) é possível verificar a autenticidade das certidões emitidas online digitando-se o Código gerado constante nas mesmas, ou seja, verificando-se a ?assinatura eletrônica? das certidões.

MENU ‘PROTOCOLO’:

1 – Protocolo ? Consultar:

Quando o cidadão abre um procedimento junto à Prefeitura é gerado um número de Protocolo. A abertura de qualquer pedido ainda deve ser feita na Seção de Comunicação da Prefeitura (Piso Térreo do Paço, na Rua Galício Del Nero, 51). Mas no Menu ‘Protocolo’ o cidadão pode consultar os protocolos abertos na Prefeitura, sabendo o local onde se encontra o referido protocolo.