Destaque da CidadeDestaque1Educação

Prefeito assina novo convênio da Univesp, no Palácio dos Bandeirantes

Na tarde desta terça-feira (dia 3), o prefeito Ademir Lindo esteve na Capital/SP ? Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na região sul da cidade ? para efetivar mais um importante convênio, desta vez, na Educação. Durante a cerimônia, houve a entrega do ?Selo Parceiro Univesp?, um certificado concedido às prefeituras, universidades, empresas e entidades que atuam em conjunto com a Universidade Virtual. O certificado comprova ações implementadas em parceria ou por meio de convênios.

No ato solene, o governador Márcio França também anunciou o novo modelo pedagógico da Univesp, que passará a ter a presença do mediador no polos, a partir deste ano. Está em curso processo de seleção para a contratação de 1.100 mediadores presenciais e 94 supervisores.

Este mediador fica no polo, garantindo a excelência na qualidade da aprendizagem e a interface com os municípios parceiros. Os supervisores serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos cursos. A expansão garante a inclusão e a universalização do ensino superior no Estado de São Paulo, gerando oportunidade para milhares de jovens cursarem uma faculdade gratuitamente, no padrão das melhores universidades do país. Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa em momento online e, nos polos, em encontros presenciais. São oferecidos cursos nas áreas de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e o de Tecnologia em Gestão Pública.

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma instituição de ensino à distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação (SDECTI). São parceiros da universidade, instituições como o Centro Paula Souza, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de Campinas (Unicamp), entre outras.

Em 2017, a universidade iniciou o plano de expansão, com o objetivo de universalização do ensino superior em São Paulo. O número de estudantes passou de três mil para 35 mil no primeiro semestre deste ano. Com o novo vestibular, no segundo semestre de 2018, a Univesp está oferecendo mais de 55 mil vagas, distribuídas em 330 polos em todo o Estado. Em Pirassununga são oferecidos quatro cursos: Pedagogia, Tecnólogo em Gestão Pública, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, totalizando 190 alunos.