DemaisDestaque da CidadeFinançasGoverno e AdministraçãoPlanejamentoSegurança

Plano de Mobilidade Urbana de Pirassununga teve início nesta semana

Nesta quarta-feira (21) a Prefeitura Municipal de Pirassununga realizou reunião preparatória para dar início dos trabalhos referentes a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A reunião foi realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico que, neste mês de dezembro, celebrou contrato com a empresa Urba Design Para Cidades Ltda., empresa vencedora do certame licitatório – Tomada de Preços nº 12/2022 que culminou no Contrato Administrativo nº 76/2022 cujo objetivo foi a contratação de empresa para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município.

Durante o evento houve a apresentação da empresa e a forma como os trabalhos serão desenvolvidos nos termos pactuados com a administração, com foco especial na questão do transporte público, visto a peculiaridade enfrentada atualmente pelo município, além das etapas e formas que serão realizadas as audiências e reuniões “públicas” ao longo da construção do Plano.

O secretário de Planejamento Tiago Varisi, reforçou a importância da participação técnica não apenas dos funcionários públicos municipais, mas de toda coletividade e entidades de classe, condição que será fomentada em ampla divulgação durante o ano de 2023 quando se iniciará os trabalhos para elaboração do Plano.

Tiago informou ainda que, “a primeira etapa dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, proporcionará elementos para elaboração do termo de referência para abertura de certame licitatório para o transporte público municipal, saneando uma celeuma que se arrasta por anos em nossa cidade”.

Durante o mês de janeiro de 2023 será divulgado o calendário das ações que serão desenvolvidas pela empresa e as reuniões públicas com participação popular.

Com a implementação do Plano de Mobilidade Urbana, o Governo Mantovani cumpre mais uma etapa do plano de Governo e também, metas positivas das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que vem sendo inclusive monitorados pelo TCE/SP – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Link: https://painel.tce.sp.gov.br/pentaho/api/repos/%3Apublic%3AODS%3AODS.wcdf/generatedContent?userid=anony&password=zero

Esta nova roupagem participativa trazida pela administração Mantovani, tem como desafio despertar o interesse na participação popular e estimular o engajamento contínuo da sociedade pirassununguense, estabelecendo os mecanismos legais que garantirão a participação popular no controle social das ações públicas e, no processo de tomada de decisões, buscando maior transparência e publicidade dos atos.

O evento contou com a presença:
Técnicos da Prefeitura;
Técnicos do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Transito;
Secretários Municipais – Planejamento, Finanças, Administração e Segurança Pública;
Representantes de Classes OAB/SP, CREA/SP e CRECI/SP;
Representantes da AREA – Associação Regional de Engenheiros e Agrônomos de Pirassununga;
Representantes da USP – Universidade de São Paulo;
Representantes técncos da Empresa Urba Design para Cidades LTDA