DemaisDireitos Humanos

Parceria com entidade amplia Serviço de Acolhimento de Pessoas em situação de rua

Visando a Proteção e Garantia de Direito à saúde e Segurança Alimentar da População de rua diante da Pandemia Covid-19, e ainda, atendendo aos anseios do Governo Municipal e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através de Termo de Colaboração Emergencial, foi firmada parceria com a Entidade ?Fraternidade Emaús? para Acolhimento Emergencial de até 20 pessoas.

Pirassununga já conta há tempos, com Serviço de Acolhimento de Pessoas em situação de Rua, que vem sendo desenvolvido com excelência pelo Instituto Vida Renovada, que além do acolhimento em si, proporciona capacitação, reinserção familiar, encaminhamento a tratamentos de saúde, previdência e outros.

Por conta da Pandemia Covid-19, fez-se necessário um maior número de acolhimentos, tendo em vista o aumento de busca espontânea e relatos de munícipes, preocupados com a situação dessa parcela da população.

Face a impossibilidade de aumentar o número de acolhidos e manter as normas de segurança orientadas através do protocolo Covid-19 (Ministério da Saúde) e com a urgência de ampliar as vagas, foi firmado parceria com a Fraternidade Emaús, com capacidade para até 20 acolhimentos, em casa totalmente estruturada, às Av. Joaquim Duarte de Oliveira, Vila Real, dando início aos acolhimentos já no dia 30 de abril.

Além do acolhimento, também às orientações sobre cuidados com a saúde, alimentação, terapia ocupacional e apoio psicológico.

Paralelamente a estes cuidados, em parceria com o Instituto Vida Renovada e Creas, aos que não quiserem ou aceitarem acolhimento e quiserem retornar às suas cidades de origem, será ofertado em outro local, um banho, roupas limpas, alimentação, pernoite ( se for o caso) e passagens , sempre mediante contato com o Creas da cidade para a qual desejarem retornar.

Este projeto também conta com o apoio de empresários e da população em geral, com as doações de alimentos, roupas em boas condições ( inclusive íntimas), camas e colchões de solteiro, calçados, etc.