DemaisDestaque da CidadeDireitos Humanos

Núcleo dos Direitos Humanos realizou mais de 2 mil atendimentos em 2019; suportes continuam online na pandemia

O Naca (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente), parte integrante da Secretaria dos Direitos Humanos de Pirassununga, vinculada à Prefeitura Municipal, acompanhou ao longo de 2019 ao menos 141 crianças e adolescentes, nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

Ao longo de 2019 foram atendidos 696 casos de fonoaudiologia, 836 em psicologia, 501 casos em psicopedagogia e ainda orientações individuais e em grupo, às famílias, pela terapeuta ocupacional e pela assistente social. Somados, os atendimentos passam dos 2 mil.

O balanço foi apresentado nesta terça-feira (9) pela Secretária dos Direitos Humanos, Priscila Sampaio de Souza, que também divulgou dados já deste ano. Em janeiro e fevereiro de 2020 foram realizados 88 anamneses (grosso modo, uma espécie de atendimento / entrevista). A partir de março, em decorrência da pandemia, os atendimentos presenciais ao público pelos profissionais lotados na Secretaria dos Direitos Humanos foram suspensos, mas a pasta redobrou esforços para manter os atendimentos e os elos à distância.

Com o cenário da Covid-19 impedindo atendimentos presenciais, os atendimentos virtuais ganharam importância, principalmente aos adolescentes. A pasta ainda realiza atendimentos individuais para os casos em que as famílias aceitaram retornar. Mesmo os que não são atendidos presencialmente, são contatados com frequência pelos profissionais, visto a necessidade em se continuar o trabalho já desenvolvido. As psicólogas, por exemplo, prosseguem com atendimentos remotos, via internet, aos adolescentes.

A Secretaria dos Direitos Humanos pontua que a partir da próxima segunda-feira (15) haverá o retorno de todos os funcionários, seguindo todos os cuidados referentes à prevenção ao coronavírus. A ideia é que, daqui a algum tempo, diminuindo-se os riscos da pandemia e de contaminação pelo coronavírus, haja uma dinâmica maior nos atendimentos para evitar que as demandas fiquem reprimidas. A meta é realizar atendimentos de casos específicos em grupos, quando possível, analisando as situações ? há casos em que o atendimento individual não pode ser alterado.

Outros atributos da pasta prosseguem paralelamente, incluindo convênios com entidades que prestam serviços importantes por meio de convênios, como ANDE, AMMA e APAE. Além disso a pasta presta o Serviço Emergencial para Moradores de Rua, com cuidados a essa população, abordagem, fornecimento de alimentação e outros.

A Secretaria dos Direitos Humanos ainda integra a Rede Socioassistencial, participando das discussões relevantes para políticas nas áreas dos Direitos Humanos, como gravidez precoce, evasão escolar, violência envolvendo jovens, a questão das drogas e outros. As discussões têm resultado em medidas efetivas e relevantes, como a redução, registrada no último ano, de 25% na evasão escolar em Pirassununga.

Para o ano de 2020 a Secretaria pretende, além de manter os projetos em funcionamento efetivo e trabalhar pelo aprimoramento destes, trabalhar pelo fortalecimento dos conselhos municipais, e finalizar em especial as formações dos Conselhos da Diversidade Sexual e de Igualdade Racial, já em andamento.

Para 2021 prossegue ainda projeto já iniciado de grafitagem, voltado a adolescentes em situação de vulnerabilidade, dentre outras qualificações e atendimentos preparados a esse público.


Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente conta com especialistas

Atualmente o Naca (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente) da Secretaria dos Direitos Humanos de Pirassununga, vinculada à Prefeitura Municipal, presta atendimentos em diversas especialidades e absorve demandas repassadas pela Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e outros órgãos. São encaminhados ainda casos por órgãos e postos de Saúde e outros, centralizados no Naca.

A centralização dos atendimentos viabiliza eficiência maior por parte dos profissionais, que sem deslocamentos, podem atender maior número de crianças e adolescentes. Além disso, a centralização ocorre com apoio às famílias e atendidos, já que todos que necessitam, recebem passes para transporte à criança e um acompanhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.