DemaisDestaque da CidadeSaúde

Janeiro Roxo: Saúde promove campanha de combate à hanseníase

A Secretaria de Saúde de Pirassununga promove neste mês de janeiro campanha anual de combate à hanseníase, mês intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença.

O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, investindo-se na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de atenção básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população, através dos meios de comunicação.

Na cidade de Pirassununga, durante todo o mês da campanha serão desenvolvidas atividades de busca ativa de casos suspeitos em todas as unidades de saúde do município.

Hanseníase
Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente pelo SUS.

A hanseníase tem cura!
A pessoa que manteve ou mantém contato frequente com portador da hanseníase, deve procurar uma USF para avaliação clínica da doença.

Sinais da doença:

– Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.

– Mancha com perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.

– Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.

– Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.

– Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.