Destaque da CidadeDestaque1Educação

Feira de Ciências: estudantes apresentam projetos, maquetes e paineis

Alunos de diversas escolas municipais de Pirassununga mostraram criatividade e dedicação para desenvolverem trabalhos e experimentos dos mais diversos tipos na ?VIII Feira de Ciências: Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Tecnologia?, realizada nesta semana e no início da semana que vem.

As crianças e jovens elaboraram projetos em ciências (mostrando ciclos de plantas com exemplos elucidativos, por exemplo) e ainda pesquisaram sobre temas nas áreas de tecnologia e sustentabilidade.

Animais em extinção, poluição, tratamento de esgoto, maquete e painéis: vários recursos foram explorados pelos educandos.

Alguns expuseram pesquisa em painel com relação dos municípios mais desenvolvidos do Estado de São Paulo segundo critérios socioeconômicos. Noutra maquete são expostos de forma lúdica os efeitos da poluição na vida do ser humano. Noutro interessante trabalho, um protótipo de um sistema de filtração de água foi montado para demonstrar como ocorre este processo.

Até uma plantação de hortaliças, feita com apoio do Sebrae (com viés de empreendedorismo), foi apresentada. Concomitante parcela dos alunos apresentou indicativos para alimentação balanceada.

Em pontos da feira dezenas de experimentos dos mais variados tipos foram expostos: radiografias do corpo humano para auxiliar no aprendizado; insetos com objetivo de mostrar a função de cada ser vivo na natureza; e um experimento tecnológico com um protótipo de uma máquina fotográfica, demonstrando como funciona uma câmera fotográfica real.

A Feira de Ciências é realizada desde a última segunda-feira (17) pelos alunos das escolas municipais de Pirassununga e tem como objetivos desenvolver os conhecimentos técnicos, culturais, científicos, criativos e críticos dos alunos e mostrar à comunidade a importância das atividades práticas, através de trabalhos elaborados por alunos. A feira foi elaborada justamente com a ideia de incentivar o aprendizado experimental e se encerra na próxima segunda-feira (24).

Os projetos da Feira de Ciências já foram entregues para a Gestão da Secretaria da Educação que se encarregará de mapear os temas.