Destaque1Educação

Escolas Municipais aderem a Semana de Mobilização no combate ao mosquito da dengue

As escolas municipais de Pirassununga estão aderindo à Semana de Mobilização no combate ao mosquito da dengue, atendendo a sugestão da Secretaria de Estado da Saúde e da Sucen (Superintendência de Controle de Epidemias). A campanha nas escolas integra a intensificação das ações iniciadas pela Prefeitura Municipal de Pirassununga no combate à dengue.

Desta forma a Secretaria Municipal de Educação, por meio das equipes das Emaics, realizará em todas as Unidades Educacionais a ?Semana Estadual de Mobilização Social?, com proposta coletiva que estimule a participação da população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Devido ao número de escolas atendidas, a Secretaria Municipal de Educação informa que a campanha ocorrerá ao longo de duas semanas.

A iniciativa tem como objetivo engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus, com a principal meta de controlar a proliferação do mosquito transmissor das doenças citadas.

As principais dicas de prevenção são: deixar a caixa d?água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso.

A Educação Municipal tem orientado gestores e professores coordenadores a criarem, junto ao corpo docente, ações de mobilização com a comunidade escolar para eficiência da campanha. Com caráter educativo, a ação busca intensificar a conscientização dos alunos para que transmitam às suas famílias a importância de erradicar os criadouros do mosquito. Os estudantes serão os ?multiplicadores? em casa e em toda a comunidade. Com isso, a ação é apontada como uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate à dengue.