Destaque da CidadeEducação

Dia do Índio: unidades escolares prestam homenagem, durante o mês

Neste mês de abril, as escolas da Rede Municipal de Ensino realizam uma série de atividades especiais sobre o Dia do Índio, cujas homenagens são realizadas, anualmente, no dia 18 de abril. Uma destas atividades complementares deste mês é a palestra, com o tema ?Povos Indígenas no Brasil: Os Guarani?.

Esta palestra reflete o próprio teor da criação desta data ? editada pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas, por Decreto-Lei, nº 5.540/1943 – em que reitera os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores – cuja atual situação, especificamente no Brasil, é tensa.

A apresentação é feita pela cientista social Ana Júlia Galassi Gobesso e esta ação tem por finalidade incentivar o conhecimento de aspectos culturais oriundos dos povos nativos brasileiros, sendo que muitos estão presentes em nosso próprio cotidiano, como na linguagem e nos hábitos alimentares. Em especial, as palestras referem-se ao povo Guarani, compreendendo as especificidades de seus subgrupos.

Ao final da palestra – direcionada à faixa etária destes alunos ? estes são incentivados a interagir com o conteúdo, e fazem a ilustração das informações que mais gostaram da atividade, utilizando sementes de urucum.

? Data A data de 19 de abril foi proposta no ano de 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”.

Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas nas Américas. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o ?Dia do Índio?, no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.