DemaisDestaque da CidadeSaúde

Dia da Luta Antimanicomial: Saúde realiza evento em homenagem à data em maio

Neste mês de maio a Coordenação de Saúde Mental, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, realiza evento em plataforma online (ou seja, pela internet) em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é fixado em 18 de maio, em homenagem a luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental.

Em Pirassununga a Coordenação de Saúde Mental assumiu o compromisso cotidiano de tratar e olhar para as pessoas planejando ações de cuidado que levem em conta as necessidades e respectivas diferenças, pensando no bem estar de usuários e familiares dos serviços de saúde mental, com dedicação, compromisso e respeito com relação as pessoas que lidam cotidianamente com transtornos mentais.

Levando em conta essas características, recordando que Maio é o mês reservado para lembrar e celebrar a luta diária de trabalhadores, usuários e familiares por um cuidado em saúde mental humanizado, a Secretaria da Saúde, junto a Coordenação de Saúde Mental e as Equipes dos Caps programaram um evento totalmente online.

A atividade será realizada de modo online e transmitida pela página do Facebook “Saúde Mental – Pirassununga” (link: https://fb.com/saudementalpirassununga), tornando possível que profissionais de outros setores e a população em geral possam acompanhar e participar das discussões.

Os temas abordados semanalmente no evento serão relacionados principalmente as ações de enfrentamento à Covid-19 e a produção de cuidado no âmbito da Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

A programação conta com eventos online pela página do Facebook “Saúde Mental – Pirassununga” (link: https://fb.com/saudementalpirassununga) todas as sextas-feiras do mês de maio (dias 7, 14, 21 e 28), sempre das 8h às 10h.

A realização será destinada à formação/capacitação dos trabalhadores da área, ao debate e a ampliação de formas de tratar e cuidar das questões de Saúde Mental da população mesmo durante a pandemia da Covid-19. Mas a participação no evento é livre a todos.

– PROGRAMAÇÃO / EVENTO: SER ANTIMANICOMIAL HOJE

(Realização: Secretaria da Saúde, Coordenação e equipes de Saúde Mental)

Dia 07 de maio de 2021 – das 8:00 as 10:00:

– Palestra online com as profissionais convidadas Dra. Márcia de Oliveira, enfermeira e docente Sênior na Escola de Enfermagem da USP – campus São Paulo & Dra. Loraine Gaino, Psicóloga, psicanalista e coordenadora do Instituto Távola de Ribeirão Preto.

Dia 14 de maio de 2021 – das 8:00 às 10:00:

– Palestra online com as profissionais convidadas Dra. Disete Devera, Psicóloga, psicanalista e supervisora clínico-institucional em Piracicaba & Ana Maria Capriogli Oliveira, Terapeuta Ocupacional no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de Santa Rita do Passa Quatro.

Dia 21 de maio de 2021 – das 8:00 as 10:00:

– Palestra online com as profissionais convidadas Dra. Cristiana Lykouropoulos, Fonoaudióloga, Gestora e Supervisora Técnica de Saúde Butantã – Secretaria Municipal de Saúde de SP & Adriele Baldesin, Psicóloga, mestre em Saúde Coletiva, Políticas, Planejamento e Gestão pela FCM -UNICAMP

Dia 28 de maio de 2021 – das 8:00 às 11:00:

– Atividade exclusiva à equipe dos Caps de Pirassununga, com discussão de ações e estratégias para desenvolvimento de práticas antimanicomiais durante a Pandemia da Covid-19.

– Convidada para a atividade (online) Dra. Ana Luisa Aranha e Silva, Enfermeira e docente Sênior na Escola de Enfermagem da USP, Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Saúde Mental e Economia Solidária da USP e Sócia apoiadora n’O bar Bibitantã.