DemaisDestaque da CidadeGabineteSaúde

Credenciamento do serviço de hemodiálise pelo Ministério da Saúde

Em audiência realizada dia 11 de agosto (quarta-feira), com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o deputado federal Ricardo Silva, o Prefeito Municipal de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, acompanhado dos Secretários Vitor Naressi e Willian Ponciano, obteve a confirmação do credenciamento do serviço de hemodiálise pelo Ministério da Saúde.

Essa foi a terceira audiência realizada no Ministério da Saúde para a efetivação deste projeto, que há anos é reivindicada pela Santa Casa local.

O Centro de Hemodiálise – Professor Daniel Caetano do Carmo, instalado na Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga foi habilitado para prestar o serviço de atenção especializada em Doença Renal Crônica com Hemodiálise, através do Serviço de Nefrologia de Pirassununga (SENEPI).

A Deliberação da CIB – Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, aprovada em reunião realizada em 13 de junho de 2019, homologou a habilitação do serviço que é prestado em Pirassununga e está atualmente sob a gestão municipal.

Há anos a cidade luta para que o serviço de Hemodiálise seja custeado pelo governo federal, porém a tramitação do processo foi longa e teve de passar por várias reuniões e discussões junto a Diretoria Regional de Saúde – DRS 10 de Piracicaba para que pudesse ser habilitada pela CIB, sendo então reconhecida pela Secretaria de Saúde do Estado, ato concreto através do Diário Oficial, na sessão I do Poder Executivo, edição nº 129 – Página 29.

A publicação do credenciamento por parte do governo federal, Ministério da Saúde deve ocorrer nos próximos dias. “Hoje Pirassununga vive um dia histórico com a conquista da hemodiálise. Graças ao trabalho do deputado Ricardo Silva. Só posso dizer muito obrigado”, disse o prefeito dr. Dimas.