DemaisDestaque da CidadeSaúde

Controle de Vetores avalia densidade larvária de mosquitos da dengue no Município

Por meio do Setor de Controle de Vetores, a Prefeitura Municipal de Pirassununga está realizando a avaliação de densidade larvária, ou seja, está realizando uma espécie de medição da quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na cidade.

A avaliação deve ser realizada ao longo de duas semanas aproximadamente. O sistema sorteia quarteirões em locais distintos da cidade e assim é realizada a pesquisa nos locais escolhidos, obtendo-se uma perspectiva de como está o Município em relação a quantidade de larvas na cidade. O levantamento é feito ao longo do ano por quatro vezes.

A municipalidade tem realizado diversas ações contra a dengue, desde vistorias a nebulizações em diversos bairros.

Ainda assim é preciso cuidado reforçado e toda a população (independente da região onde resida) precisa estar atenta à necessidade de acabar com os criadouros do mosquito transmissor destas doenças.

A orientação é adotar atitudes simples, principalmente acabar com a água parada de vasos, limpeza dos quintais, garrafas e pneus guardados em locais cobertos.

Também é importante que toda a população esteja alerta quanto aos sintomas da doença, como febre e mal estar geral. Havendo sintomas, orienta-se a procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento.