Cultura e TurismoDestaque da Cidade

COMTUR reúne-se para debater pauta da semana

Na semana passada, para se realizar uma reunião de nivelamento, o Conselho Municipal de Turismo de Pirassununga (COMTUR) realizou um encontro da diretoria com todos os representantes do Poder Público e da sociedade civil ? composto por 26 seguimentos, que completam o plenário no Centro de Convenções ?Prof.Dr. Fausto Victorelli?, Jardim do Lago.

O presidente do conselho Fernando Rochetti dos Santos, além da secretária-executiva Andreia Boschim e o secretário municipal Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo) explicaram o funcionamento do COMTUR como órgão consultivo e deliberativo; o Regimento Interno devidamente aprovado; e a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) e sua finalidade, além de explanar sobre o MIT (Município de Interesse Turístico).

Sobre o FUMTUR, os conselheiros titulares e suplentes ouviram propostas sobre o uso dos recursos, cujo montante devem constar no Orçamento Anual; como encontrar fontes de recursos e onde aplicá-los; e a responsabilidade do COMTUR, que deve eleger um Conselho Gestor para votar no uso destas verbas.

Sobre o MIT, através da exibição de um vídeo, soube-se que o Estado de São Paulo é pioneiro em uma política pública permanente de transferência de recursos para o turismo surgida na década de 1940, quando passaram a ser criadas as Estâncias Climáticas, Balneárias, Hidrominerais e Turísticas.

Atualmente o Estado conta com 70 estâncias, todas consideradas Estâncias Turísticas, conforme previsto na Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que também introduziu a categoria de Município de Interesse Turístico.

Sobre este item, todos os componentes do COMTUR são unânimes em avaliar que o conselho precisa entregar a tempo, seu Plano Diretor Turístico, que pode dar a Pirassununga uma das poucas vagas restantes como Município de Interesse Turístico.

Cada cidade que compõe o MIT, segundo informações do governo estadual, chega a receber cerca de R$ 650 mil/ano, para investimentos na área de turismo. Das 140 vagas, restavam 51, até janeiro passado. O próximo encontro do COMTUR está agendado para acontecer na próxima terça-feira pós-carnaval (dia 20), a partir das 19 horas, também no Centro de Convenções.

? Convite ? Segundo informa a jornalista e componente do COMTUR, Edna Barbelli, a cidade de Pirassununga é um dos municípios mais aguardados pelos organizadores do Salão São Paulo de Turismo que, ao longo dos anos, tornou-se muito procurada pelos visitantes que adoram saborear os vários tipos de cachaças e doces, além de conhecer o artesanato e os pontos turísticos.

O Salão SP de Turismo, evento muito popular e com sede fixa na cidade de São Paulo, deve acontecer entre os dias 19 e 21 de junho próximos, e o COMTUR de Pirassununga deverá estar presente e ainda existem espaços para patrocinadores. (Crédito: texto e fotos ? Edna Barbelli)