Cultura e Turismo

Cidade recebe “Fashion Revolution Day” pela 1ª vez

O Fashion Revolution é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram após o desabamento do Rana Plaza, edifício que abrigava confecções de roupas em países como Bangladesh e Índia (ambos localizados na Ásia), ocorrido no dia 24 de abril de 2013, resultando em 1.134 mortos e 2.500 feridos.

Este acontecimento comoveu a comunidade internacional e expôs a dura realidade proporcionada por este segmento econômico. Hoje, presente em 92 países, o Fashion Revolution desenvolve ações mobilizadoras e incentiva os consumidores a questionarem suas marcas favoritas, convidando-os à simples, porém, importante reflexão: #quemfezminhasroupas?

Esta ?pergunta? nas redes sociais incentivou a criação da data dia 24 de abril -, anualmente, e ficou marcado como o Fashion Revolution Day (Dia do Fashion Revolution) e a celebração do Fashion Revolution Week (Semana Fashion Revolution), agendada para acontecer entre os dias 23 a 30 de abril.

Aqui no Brasil, segundo Caroline Caron design de moda, idealizadora do Projeto Social ‘EcoOuse ? Use essa ideia? e representante do Fashion Revolution Brasil/2018 para a região de Pirassununga, ?existem muitas questões ligadas à indústria têxtil nacional que fazem com que tomemos um choque de realidade e motivem a partimos para a ação. Como exemplo, sabemos que: 1. 20% das contaminações das águas vêm do tingimento têxtil; 2. 26 toneladas de resíduos têxteis vão parar no aterro sanitário, diariamente, somente em São Paulo; 3. 80% desses resíduos têxteis descartados nos aterros poderiam ser reutilizados; e 4. muitas marcas brasileiras foram flagradas utilizando trabalho escravo.

? Programação Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Caroline Caron programou o Fashion Revolution Day, uma jornada de eventos que vai acontecer na próxima sexta-feira (27), das 8 às 22 horas, no Centro de Convenções ?Prof.-Dr. Fausto Victorelli?, aberta a toda a população.

?? Exibição do Documentário “The True Cost” Com uma hora de duração, ?The True Cost? será exibido em três sessões: às 10h30, às 14 horas e às 18h30. As inscrições serão feitas na hora; entrada gratuita.

?? Exibição do Documentário ?River Blue? ?River Blue? mostra o impacto causado pela indústria do Jeans. Com 1h30 de duração, as exibições vão acontecer das 8 às 21 horas, no piso superior do Centro de Convenções. As inscrições serão feitas na hora; entrada gratuita.

?? Exibição de Painel de Fotos No piso superior do Centro de Convenções, das 8 às 22 horas, os painéis estáticos exibem imagens dos documentários e imagens reais sobre os impactos ambientais e sociais causados pela indústria têxtil e do vestuário. As inscrições serão feitas na hora;entrada gratuita.

?? Palestra ?Os Caminhos da Moda Sustentável? Com uma hora de duração, a palestra, com a designer de moda Caroline Caron, seguida de rodada de discussão, acontecerá em três horários: 9h, 16h e 21h. Sem custo para os participantes, as inscrições devem ser feitas antecipadamente na recepção do Centro de Convenções.

?? Oficina de Tingimento Natural Com 2h30 de duração, as oficinas de tingimento natural serão realizadas das 8 horas às 10h30; das 15h30 às 18 horas; e das 20 horas às 20h30. Sem custo para os participantes, as inscrições antecipadas devem ser feitas no Centro de Convenções.

?? Banco de Roupas e Acessórios para Troca ? Para participar, os interessados levam as roupas que não usam mais e as trocam por outras peças disponíveis. Exemplo: Você leva 3 peças e pega 3; para troca, o Banco de Roupas e Acessórios funcionará das 8 às 22 horas. As inscrições, sem custo algum, devem ser feitas antecipadamente no Centro de Convenções.

? Serviço ? O Fashion Revolution Day é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fashion Revolution ? Design de Moda/Caroline Caron. O evento será realizado na sexta-feira (27), das 8 às 22 horas, nas dependências do Centro de Convenções, à avenida Painguás 2014, Jardim do Lago. Este evento é aberto ao público em geral, sem cobranças de ingressos.

Para saber mais sobre o movimento Fashion Revolution 2018, acesse: https://www.fashionrevolution.org/south-america/brazil/ ou Facebook: @fashionrevolution.brasil Instagram e Twitter: @fash_rev_brasil.

Design de Moda a mais de 10 anos, especialista em Moda Sustentável e idealizadora e realizadora do ?EcoOuse?, projeto social que tem parceria firmada com a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga e visa criar condições para que os jovens do ensino público participem de um projeto inovador que integram aspectos da Sustentabilidade, Consumo Consciente e Moda Circular. Já Informações para a imprensa: Roberto Arana Elmôr Gerente Administrativo/Comercial Projeto EcoOuse; contato@ecoouse.com.br; ou ainda, pelo telefone (11) 95052-9094.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.