Destaque da CidadeSaúde

Campanha de Vacinação contra gripe se encerra dia 1º de junho

A vacinação contra a gripe é uma campanha nacional e o Ministério da Saúde elegeu grupos prioritários para que sejam imunizadas em até três etapas. Esta campanha foi iniciada em abril ? dia 23 ? e prossegue até o pós-feriado de 1º de junho, sexta-feira.

A imunização é contra o vírus influenza, principal causador das variedades da gripe; após três semanas completas de realização da campanha em todo o país, a Vigilância Epidemiológica apurou a terceira parcial de adesão, sem contabilizar o ?dia de mobilização nacional?, ocorrido no sábado passado (12).

Já estão sendo vacinados todos os grupos, como os trabalhadores da Saúde, idosos, crianças de até 5 anos, gestantes e puérperas e, a partir desta terceira etapa, todos os demais grupos prioritários devem se vacinar, tais como pessoas com comorbidades e doenças, professores e privados de liberdade.

No terceiro balancete, Pirassununga ampliou a vacinação de 49,50% de trabalhadores da Saúde Municipal, percentual este acima das médias apuradas no país (37,12%), Estado de São Paulo (32,67%) e da região GVE XX de Piracicaba (40,59%).

Além deste grupo prioritário, também estão sendo vacinados o grupo dos idosos: em Pirassununga, o índice é de 42,59%, acima das demais apurações: no país, até o momento, foram imunizados 40,39%; no Estado de São Paulo, 45,83%; e no GVE XX de Piracicaba, este índice inicial é de 43,68%. Desde o início deste mês iniciaram a vacinação da segunda etapa, que incluem crianças, gestantes e puérperas.

A vacinação infantil tem os atuais percentuais: Pirassununga (14,26%), país (19,32%), Estado de São Paulo (11,63%) e o GVE XX de Piracicaba (10,52%); entre as gestantes, o índice aumenta em Pirassununga (33,38%), país (26,99%), Estado de São Paulo (19,59%) e GVE XX de Piracicaba (18,23%); e finalmente entre as puérperas / grávidas, tem os seguintes índices, Pirassununga (49,09%), país (38,58%), Estado de São Paulo (31,83%) e GVE XX de Piracicaba (29,17%).

Todos estes dados parciais são fornecidos pelo SIPNIWEB até quinta-feira passada (10), às 8h50 da manhã. Tendo como base estes dados, nestes primeiros dias de campanha foram administradas, no total, 6.089 doses até a manhã desta quinta-feira (26). Após duas duas etapas, finalmente, se inicia a terceira etapa, em que também serão atendidos os grupos com comorbidades, professores e os privados de liberdade.

? Unidades ? Segundo a Vigilância, nas três etapas definidas a meta é vacinar, pelo menos, 90% de todos os grupos. Em Pirassununga, a vacina está disponibilizada em nove Unidades de Saúde da Família, sempre de segunda à sexta-feira, até o dia de junho (sexta-feira).

Fazem parte deste rol de atendimento: USF ?Dra. Lúcia Mocho Rosa Tosi? (Jardim São Valentim); USF ?João Balbi? (Vila Santa Fé); USF ?Dr. João Antonio Del Nero? (Vila São Pedro); USF ?Aristides Rodrigues? (Vila Redenção); USF ?Guaraciaba Vanin? (Bairro da Raia); USF ?Jardim das Laranjeiras?; USF ?José Marafão? (Jardim Limoeiro); USF ?Roque Di Matia (Vila Vila Brás); e Centro de Especialidades Médicas (CEM / Jardim Carlos Gomes).

Quaisquer outras informações complementares sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe ou outras atividades do Setor de Vigilância Epidemiológica, podem ser obtidas através do telefone (19) 3561-6292.