DemaisDestaque da CidadeSaúde

Campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose será realizada na próxima semana

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e das Unidades de Saúde da Família, realizará a partir da semana que vem a primeira etapa da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose em Sintomáticos Respiratórios. A campanha começa na segunda-feira (16) e será realizada por toda a segunda quinzena do mês de março, sendo encerrada na última segunda-feira do mês (30 de março).

Pessoas com tosse a mais de 1 semana devem procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e solicitação de exame.

A tuberculose é uma doença que atinge cerca de 80.000 pessoas todo ano no Brasil. Isso equivale a um Maracanã lotado.

As pessoas podem se proteger da doença mantendo sempre a casa arejada, permitindo a circulação do ar e a entrada de luz. A tuberculose é transmitida pelo ar, por meio da tosse, da fala e do espirro. Por isso é essencial que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da doença, principalmente a tosse por mais de três semanas. Quem sentir algum dos sintomas deve procurar um serviço de saúde. Caso seja diagnosticada com tuberculose, será iniciado o tratamento, que dura 6 meses e deve ser feito até o final.

Importante destacar que a partir de 15 dias após o início do tratamento não existe mais risco de contágio. No entanto, todos aqueles que conviveram com a pessoa com tuberculose devem fazer o exame. A Secretaria da Saúde ainda reforça que a tuberculose tem cura.

Para maiores informações sobre a doença em Pirassununga, procurar uma Unidade de Saúde ou a Vigilância Epidemiológica Municipal (pelo telefone 19-3561 6292).

Casos de Tuberculose em Pirassununga:

Ano

Quantidade de Casos