Cultura e TurismoDestaque da Cidade

“Caminho da Paz” traz desenvolvimento turístico para cidade

Um dos grandes objetivos do roteiro e peregrinação do ?Caminho da Paz? é desenvolver o cicloturismo em Pirassununga e região. O ?Caminho da Paz? atua na região central do Estado de São Paulo e compreende municípios da Região Turística ?Histórias e Vales?, que inclui Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú e mais dois municípios da Região Turística ?Serra do Itaqueri?: Itirapina e Corumbataí.

Desde o lançamento em dezembro de 2017, o caminho começou a se estruturar, desenvolvendo a sinalização por meio de placas e setas amarelas, criação de um Facebook e um site www.circuitocaminhodapaz.com.br e cadastramento de meios de hospedagem, pontos de apoio. Ainda em 2017 vários ciclistas fizeram o ?Caminho da Paz? de forma experimental e até mesmo recebendo o passaporte para conclui-lo.

Em 2018, o circuito ainda passou por ajustes, alterando trajetos e agora com 100% consolidado, avançaremos no processo de divulgação e eventos e avançarmos no processo de monitoramento e avaliação estatística. No último mês de abril foi realizado, um encontro com os gestores do Caminho da Fé, a qual visualiza-se novas oportunidades de parcerias e cooperação.

?O Caminho da Paz é de grande importância para Pirassununga. Estamos apenas no começo, mas é notório a crescente a presença de ciclistas circulando pelo município, notadamente na região rural, vindos de regiões distintas do estado de São Paulo?, afirma secretário municipal Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo), que complementa: ?Os empreendedores atentos serão os primeiros a se beneficiarem desse produto da Região Turística Histórias e Vales, da qual fazemos parte.

Com o início da divulgação, houve aumento de ciclistas e peregrinos para a região, o que deve beneficiar os meios de hospedagem. ?O circuito todo de 380 km pode ser percorrido em quatro dias (ciclistas) e 11 dias (peregrinos caminhando), estabelecimentos de alimentação por onde os turistas vão passar e lojas de equipamentos para bicicletas?, ressalta Eduardo Cunha, mediador da RT Histórias e Vales.

? Caminho da Paz É um roteiro de peregrinação entre vários municípios que serão beneficiados pelo caminho, como elos deste roteiro turístico, que além de religioso pode ser considerado um super trekking, turismo cultural, turismo ecológico, dentre outros adjetivos que podemos atribuir ao caminho, no qual poderá se conhecer um pouco da cultura de cada lugar.

Fazem parte do Caminho da Paz os municípios de Tambaú, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Descalvado, São Carlos, Itirapina, Corumbataí, Santa Cruz da Conceição, Leme, Pirassununga, Santa Cruz das Palmeiras. Mais informações acessem: www.circuitocaminhodapaz.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.