Cultura e TurismoDemais 2Destaque da Cidade

Biblioteca Municipal “Chico Mestre” é reinaugurada após reformas

A Biblioteca Municipal ?Chico Mestre? foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (2) com uma cerimônia oficial no seu prédio original, na Rua Joaquim Procópio de Araújo, Centro, defronte à Câmara Municipal.

A Biblioteca Municipal estava fechada desde o período da pandemia. Foi feita a reforma do telhado e das calhas, permitindo que o local pudesse ser reaberto à população. Além disso, houve a doação por parte do Sesi de cerca de 700 novos livros que vão enriquecer o acervo da biblioteca, que é de responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo.

?Agradeço a todos os secretários e empresários que me ajudaram. Tudo aqui foi feito com parcerias que acreditaram no meu trabalho. O orçamento original era de R$ 77 mil e gastamos apenas R$ 2 mil em conexões e na placa?, disse o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Metzner Franco.

O prefeito municipal Dr. José Carlos Mantovani ressaltou a necessidade da reinauguração da biblioteca. ?Esse é um templo onde o tempo reside em folhas. Aqui estão reservadas história e sabedoria e isso foi feito por um conjunto de abnegados que acreditaram que poderiam colocar esse templo em pé. Estamos reconstruindo Pirassununga?, disse.

História
O nome da biblioteca homenageia o professor Francisco Conceição, o ?Chico Mestre?, um dos maiores educadores da história de Pirassununga. Ele foi titular de uma das cadeiras da Escoa do Povo, a primeira de Pirassununga. A inauguração da primeira biblioteca da cidade ocorreu no dia 10 de setembro de 1947, no Edifício Duque de Caxias.