COVID-19Destaque da Cidade

Autoridades se reúnem para discutir ações no combate ao coronavírus Covid-19

Autoridades do Município de Pirassununga se reuniram na manhã desta terça-feira (17), no Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli, para discutir ações no combate ao coronavírus Covid-19 na cidade. Justamente com o objetivo de propagar as ações ao máximo de órgãos existentes na cidade, a iniciativa liderada pelo Poder Executivo Municipal conclamou a presença de representantes do Legislativo, Judiciário e demais forças vivas do Município, incluindo entidades de ensino e forças de segurança.

O prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, explicou que mesmo ainda sem nenhum caso de Covid-19 (coronavírus) em Pirassununga, todos os cuidados já estão sendo tomados para evitar a propagação, já que a ideia é ao menos minimizar a demanda que possa vir a acometer a estrutura de saúde da cidade.

Integrante da Vigilância Epidemiológica de Pirassununga, a médica infectologista Dra. Juliana Cristina Tangerino explanou sobre a situação. Ela ponderou que Pirassununga tem seguido os critérios orientados pelo Ministério da Saúde para notificações e cuidados mais reforçados, com foco em pessoas com sintomas respiratórios, principalmente falta de ar e dificuldade em respirar, e que tenham viajado a países com casos, ou tenham tido contato com suspeitos, além de apresentarem outros sintomas.

Havendo suspeita de Covid-19 com sintomas leves, recomenda-se repouso e que o paciente permaneça em casa. Se o paciente apresentar sintomas moderados, haverá atendimentos na UPA e Pronto Socorro da Santa Casa, por exemplo. Segundo Juliana, estas medidas podem ser alteradas a qualquer momento.

Conforme a médica infectologista, a compra dos EPIs (equipamentos de proteção) médicos já foi feita pela Prefeitura Municipal, contudo há dificuldade em se obter de forma rápida os materiais em todo o Estado de São Paulo.

A Dra. Juliana explicou que o grande problema que pode ocorrer é a infecção ao mesmo tempo de várias pessoas. Ela explicou que todas as medidas de contenção servem justamente para diminuir o pico de doentes que precisem de atendimento da rede de saúde e defendeu o isolamento social

Ao encerrar as explanações, o prefeito Dr. Dimas Urban reforçou que a população será informada imediatamente em qualquer caso de coronavírus ou outras doenças. Ele clamou à população para que veja a seriedade da situação e lamentou que haja o pensamento de que o coronavírus ?é só uma gripe?, alertando para necessidade de precauções com a doença.

Município de Pirassununga vem adotando medidas indicadas pelas autoridades

Na discussão das medidas do combate ao coronavírus realizada na manhã desta terça-feira (17) o Secretário da Saúde de Pirassununga, Dr. Edgar Saggioratto, ponderou que todas as atitudes que o Município pode tomar estão sendo tomadas e indicou que é possível conter significativamente o avanço do vírus com pequenas atitudes ? como lavar as mãos frequentemente e demais cuidados sugeridos pelo Ministério da Saúde.

O secretário pediu que a população ajude também e cobrou que cada um assuma sua responsabilidade. Ele exemplificou com o caso de clubes, que devem tomar medidas próprias, sugeridas pela administração pública municipal. ?Vamos tomar os cuidados básicos pra não precisar tomar as medidas mais sérias?, disse Edgar, que garantiu que, se preciso, serão adotadas medidas mais rigorosas para frear o avanço da doença.

A Prefeitura Municipal já adotou medidas visando evitar a propagação, e o Município, hoje, não tem nenhum caso confirmado de Covid-19. O secretário reforçou o fato, pediu que se evite as ‘fake news’ (notícias falsas), se informando pelos meios oficiais.

Integrante da equipe Epidemiológica de Pirassununga, a Dra Juliana Cristina Tangerino, médica infectologista, citou os quase 300 casos no Brasil ? até a manhã desta terça-feira ? e ponderou sobre a alta velocidade de propagação do Covid-19, recomendando cuidados reforçados com os idosos, população de grande risco que tem maior incidência de óbitos.

O prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, lamentou a ausência das Forças Armadas na discussão das medidas do combate ao coronavírus, mas agradeceu a presença de diversos representantes de órgãos diversos do Município e explicou que a ideia do encontro era explanar o que se deve fazer em conjunto em relação a pandemia. O prefeito fez questão de ponderar que manterá frequentes esclarecimentos do assunto à população.

Segundo a médica infectologista da Vigilância Epidemiológica, Dra. Juliana, cada município tem autonomia para adotar medidas para o que se considera importante àquela localidade neste período. Neste ponto a médica foi questionada sobre a continuidade da exigência de que mesmo os profissionais da Saúde com mais de 60 anos continuem trabalhando. A médica explicou a necessidade da mão-de-obra destes profissionais, citando que estes são experientes e ainda têm conhecimento avançado. Por isso, segundo ela, é difícil para a pasta abrir mão dos serviços essenciais destes profissionais neste momento fundamental de trabalhos de combate à doença

O secretário Municipal da Saúde, Edgar Saggioratto, lembrou que o Município tem trabalhado em consonância com orientações do Estado. Ele recordou que o Departamento Regional de Saúde solicitou maiores cuidados no transporte dos pacientes que são atendidos em cidades como Piracicaba, Araras e outras, e garantiu que tais cuidados serão reforçados. A pasta tem seguido o que o Departamento Regional determina nestes casos.