COVID-19Destaque da CidadeEducação

Atividades remotas mobilizam alunos no período de pandemia

Desde maio de 2020, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pirassununga iniciou o desenvolvimento de estratégias para a realização de atividades remotas, cuja finalidade é mitigar os efeitos da pandemia sobre o ensino/aprendizagem, dando continuidade às ações pedagógicas e fortalecendo o vínculo com as famílias dos alunos.

As atividades são cuidadosamente preparadas e planejadas pelos professores, com a colaboração de outros profissionais e, semanalmente é organizada uma escala para a retirada e entrega das atividades às famílias seguindo os devidos procedimentos de higienização e distanciamento social.

A Secretaria de Educação entende que após dois meses notou-se que a estratégia adotada tem produzido efeitos positivos, demonstrando que os pais/responsáveis estão ao lado da escola para o enfrentamento das dificuldades que o mundo vivencia em decorrência da Covid-19.

No momento a pasta entende que o período evidenciou a versatilidade e grande capacidade de diálogo dos professores com os alunos e com a comunidade, proporcionando uma nova forma de interação, seja por meio das atividades impressas, gravação de vídeos, realização de reuniões virtuais, formação continuada virtual, e uma série de mudanças que somente foi possível com a contribuição de cada professor, funcionário, pais e alunos frente aos desafios.

A Secretaria Municipal de Educação pondera ser neste momento necessário garantir a aproximação dos alunos aos hábitos de estudos, bem como o acesso às atividades pedagógicas remotas para todos, prezando pela igualdade e atendimento indistintamente.