DemaisDestaque da CidadeEducação

Atividades Remotas estão sendo realizadas durante a quarentena pela Educação Municipal

Desde a segunda-feira da semana passada, dia 4 de maio, a Rede Municipal de Ensino de Pirassununga tem desenvolvido atividades remotas que estão sendo impressas para que os alunos as realizem em suas casas.

A estratégia de impressão de atividades foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação pelo entendimento de que não são todas as famílias que dispõem de smartphone ou outro aparelho para utilizar o aplicativo ou computador. Entendendo a necessidade de buscar meios e estratégias de garantir o acesso às atividades para todos os alunos, a pasta vislumbrou ser imprescindível fornecer material impresso. Segundo a Secretaria, são observados os devidos cuidados para entrega das atividades a um responsável por aluno, e são adotados outros meios para enviar as atividades a alunos da zona rural, por exemplo.

Apesar da impressão, este não tem sido o único método. As mídias digitais também são incentivadas pela pasta, podendo os professores complementarem as atividades indicando as ferramentas ofertadas pela Secretaria Estadual de Educação, por meio do aplicativo ou canal de TV aberta (TV Univesp ? Canal 1.2), ou utilizar os recursos disponíveis no software de gestão da Secretaria Municipal de Educação.

Todas as estratégias adotadas, no âmbito da educação municipal, têm por finalidade mitigar os impactos causados na aprendizagem durante o período de suspensão das aulas presenciais, com os seguintes objetivos de promover a aprendizagem dos estudantes; manter e reforçar o vínculo com a escola; e complementar as atividades pedagógicas.

A Secretaria Municipal de Educação elaborou orientações gerais e as escolas, por meio de seus professores, com colaboração e auxílio dos gestores, da coordenação e dos demais funcionários, têm elaborado com zelo e cuidado cada atividade, considerando a faixa etária e a realidade escolar.

Segundo a pasta, após consulta aos gestores, observou-se que está havendo um grande envolvimento e interação das crianças, que com apoio de suas famílias, estão participando ativamente do processo.