Demais 2Destaque da CidadeEducaçãoProcuradoriaSegurança

Volta as Aulas: Orientação quanto a segurança nas imediações das escolas

No começo de fevereiro as aulas retornaram nas redes públicas de ensino de Pirassununga. As escolas estaduais e municipais recebem mais de 12000 alunos diariamente, o que demanda uma série de ações para o andamento adequado da educação.

Uma das preocupações levantadas durante a semana foi a questão da segurança dos alunos no que tange as drogas nas imediações das escolas. Essa preocupação é muito grande, envolvendo toda a comunidade escolar. O problema é mais intenso nas escolas estaduais, que atendem adolescentes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Nas escolas públicas ocorre periodicamente a ronda escolar, mas em muitos casos, indivíduos suspeitos atuam de forma a abordar os estudantes tentando “driblar” a fiscalização das forças segurança.

Nas escolas municipais, iniciou-se neste mês de fevereiro, um sistema de revezamento de patrulha e permanência pela Guarda Civil Municipal (GCM). É necessário devido ao grande número de escolas municipais, no total 37 unidades. Quando percebido maiores necessidades a GCM pode mudar as estratégias, para tender locais com mais ocorrências. Não está descartada a atuação da corporação nas escolas estaduais também, pois há uma parceria da GCM com a Polícia Militar, inclusive com a Ronda Escolar.

A Prefeitura Municipal orienta os pais, responsáveis e funcionários das escolas que em caso de  ações ligadas as atividades suspeitas ou outros atos de violência, que entrem em contato com a Polícia Militar através do número 190 ou com a Guarda Municipal pelo número 153 e pelo WhatsApp 19.3561-1333.

Juntos, Poder Público e toda sociedade, fazem a diferença na segurança dos estudantes de Pirassununga!

(texto: Secretaria Municipal de Educação, Segurança Pública, Procuradoria)