Saúde

Vigilância alerta: segue campanha preventiva contra dengue e outras doenças

Neste ano de 2017, a Vigilância Epidemiológica segue em alerta para manter o controle da dengue e demais doenças neste período de aumento de calor e umidade. Este período torna-se propício para a proliferação da larva do mosquito aedes aegypti , o principal causador da dengue, chikungunya , zika -vírus e também, a febre amarela. Estas doenças são mais constantes em períodos de grande umidade e aumento das temperaturas.

Para evitar contaminações como a ocorrida na semana passada, quando uma pessoa contraiu chikungunya na cidade, a Vigilância pede, mais uma vez, para que a população redobre os cuidados com o locais com maior probabilidade de acúmulo de entulhos, umidade e calor. Estes cuidados incluem a limpeza geral e total de quintais e dos próprios imóveis para que o vetor, o mosquito aedes aegypti não tenha quaisquer chances de se procriarem.

Até os últimos dias de outubro e primeiros dias de novembro, havia um contágio ocorrido no primeiro semestre deste ano, num caso ?importado? de dengue. Porém, há duas semanas, a Vigilância Epidemiológica confirmou um caso suspeito de chikungunya , contraído na cidade. Ao confirmar todos os sintomas, a pessoa infectada ? que teve sua identificação preservada ? iniciou imediatamente um tratamento intensivo.

Mesmo assim, Pirassununga ainda continua muito bem cotada no conceito estadual, pois não registra quaisquer casos de dengue e zika desde o segundo semestre do ano passado, tornando-se assim, numa das poucas cidades do Estado de São Paulo em que estas doenças continuam sob controle.

Já contabilizando este caso confirmado de chikungunya , nesta primeira semana de novembro ? com dados até a manhã desta terça-feira (14 de novembro) ? os possíveis casos de dengue somam 62 notificações, com três registros em investigação; a chikungunya continua sob investigação em oito casos notificados; em relação à zika , dos quatro casos, todos foram descartados. Em relação à microcefalia nenhum caso foi notificado ou registrado neste ano, assim como febre amarela. Em todos os casos suspeitos, as pessoas passaram por um tratamento intenso.

A Saúde Municipal e a Vigilância mantêm o alerta à população para redobrar os cuidados neste novo período de clima quente e com nebulosidade variada, especialmente verificados no último quadrimestre, entre julho e outubro passados. Informações gerais sobre estas doenças podem ser obtidas na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM) ? no Jardim Carlos Gomes – ou pelo telefone (19) 3563-5050, com ramais ( 3563-5051 até o 3563-5069 ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.