Habitação

“A Vida em Comunidade” é tema da oficina social do DeHab aos moradores do Jardim Santa Clara

Compromisso assumido pelo Departamento de Habitação, que auxilia na formação social da comunidade do Jardim Santa Clara ? um dos bairros que formam a Vila Santa Fé ? desde o dia 27 de janeiro passado, os mutuários desta nova comunidade participam de palestras educativas e interativas para a melhor convivência, conforme a programação prevista no programa federal de habitação ?Minha Casa, Minha Vida?.

Desta vez, no segundo encontro, ocorrido na semana passada (quinta-feira, dia 16), o tema ?A Vida em Comunidade? demonstrou aos presentes as chamadas ‘regras da boa convivência’, como respeito aos horários de silêncio; descarte correto do lixo, evitando acúmulo; entre outros entendimentos compartilhados.

Durante esta oficina foram debatidos os possíveis problemas de relacionamento entre os vizinhos e, pela palestra e conscientização propostas, a própria população presente acatou prontamente as sugestões debatidas. ?Cuidar dos animais ou lixo descartado, evitar o acúmulo de entulhos ou mesmo, ser amável uns com os outros, sempre com diálogos respeitosos é o caminho para a boa convivência?, comentou o diretor do DeHab, Hubiratan Penteado.

Estes dois primeiros encontros foram realizados nas dependências da EMEF ?Professor Iran Rodrigues? (Vila Santa Fé), sempre no início da noite para melhor atender a esta população, cujo comparecimento foi quase total.

Segundo o regulamento proposto pelo governo federal, os servidores do Departamento de Habitação devem seguir com a terceira dos seis encontros sociais com os moradores do novo bairro Jardim Santa Clara, com oficinas pós-ocupação, seguindo as normas do programa de habitação ?Minha Casa, Minha Vida?, criado pelo governo federal em 2009.

  • Agenda ? A próxima oficina social ocorre em março e abril próximos, respectivamente nos dias 16 e 20 destes meses, o rema é único e desmembrado em dois encontros: ?Mapeamento dos Ativos Comunitários?; e se encerra com mais dois encontros, em maio, no dia 18, com o tema ?Preservação Ambiental e Patrimonial?, e em junho, no dia 22, com o tema ?Economia Doméstica?.

Tanto a primeira como a segunda oficinas promovidas pelo Departamento de Habitação teve como objetivo principal demonstrar aos mutuário do Jardim Santa Clara, as principais formas de mobilização e organização da comunidade.

Para os próximos quatro meses, os mesmos moradores devem participar de mais oficinas patrocinadas pelo DeHab, com auxílio de cartilha elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), adotado pelo programa habitacional federal ?Minha Casa, Minha Vida?. Quaisquer informações complementares podem ser obtidas pelo telefone do departamento, às segundas e quartas-feiras, em horário comercial ? (19) 3562-6890.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.