Destaque da CidadeDestaque1Saúde

Vacinação contra gripe é novamente prorrogada

Com dados atualizados até o início desta semana (12), a Vigilância Epidemiológica divulga um dos últimos balancetes da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripeinfluenza’ (H1N1). Porém, após constatar que alguns grupos prioritários ainda não atingiram a meta de 90% de imunização na campanha de vacinação, o governo estadual resolveu ampliar a dose da vacina para outros grupos.

Este é o principal motivo para que, mais uma vez, os governos federal e estadual paulista prorrogassem esta vacinação até a próxima sexta-feira (23), ainda válidas para os grupos prioritários e algumas classes de servidores incluídos no Estado de São Paulo. O grupo que mais preocupa a organização da campanha é de pessoas entre 55 a 59 anos.

Até este momento, segunda-feira (12), segundo dados atualizados da Vigilância Epidemiológica Pirassununga já vacinou, no total, 10.043.422 pessoas, dos grupos prioritários. A campanha também registra que as crianças de seis meses a cinco anos incompletos tem um percentual de 58,8%; nos outros quatro grupos prioritários ? gestantes, com 56,0%; puérperas, 85,0%; idosos, com 86,8%; e professores, com o percentual de 72,2% – somados, o total de vacinação dos grupos prioritários chega a 77,3%, abaixo da meta estipulada (90%).

No Estado de São Paulo houve a inclusão de novos grupos ( Policia Federal, Militar, Civil e Guarda Municipal; Bombeiros; Funcionários do Poupa Tempo; Funcionários dos Correios; Defesa Civil; Ministério Público (Promotor); Procuradoria-Geral (Procurador); Defensoria Pública;Doadores de Sangue e de Medula; Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns; Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua; Cuidadores de idosos; Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino – Básico e Superior; Funcionários das Creches; e Trabalhadores da Limpeza urbana e coletadores de Resíduo ) e somente as regionais de Presidente Prudente (90,9%), São José dos Campos (91,6%) e Taubaté (90,4%) já atingiram a meta estabelecida junto aos grupos prioritários.

? Postos ? Com a nova prorrogação, desta vez até a próxima sexta (23), segundo a agenda da Vigilância Epidemiológica, a vacinação prossegue junto às unidades de saúde credenciadas e que deverão atender neste período: de segunda à sexta, das 8 às 16 horas, no Centro de Especialidades Médicas (CEM); e nas USFs do Centro 1, Laranjeiras, Limoeiro, Redenção, Santa Fé, São Pedro, São Valentim, Raia e Triângulo.