Cultura e TurismoDestaque da Cidade

USP promove palestra sobre manipulação de alimentos na Semana Nenete

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convidou e o campus local da Universidade de São Paulo USP realizou nesta terça-feira (3), no Centro de Convenções ?Prof.Dr. Fausto Victorelli?, a palestra ?Boas Práticas na Manipulação de Alimentos?, dirigida aos voluntários das entidades e profissionais responsáveis pelo preparo dos pratos típicos da cozinha caipira, que serão servidos durante a realização da 24ª Semana Nenete.

Sob a coordenação da professora-doutora Eliana Setsuko Kamimura, os participantes são orientados sobre o acondicionamento de produtos e noções básicas sobre bactérias, fungos e vírus. No capítulo ?Higiene Pessoal?, os professores da universidade mostram a maneira correta de se lavar as mãos, o uso indevido de pulseiras, brincos, anéis e situações de risco que contribuem para a contaminação de alimentos.

O objetivo é garantir alimento seguro e proteção da saúde dos milhares de visitantes que este ano são esperados entre os dias 12 a 15 de julho, no Centro Cultural de Eventos ?Dona Belila?; cada entidade participa desse importante treinamento com, no mínimo, dez voluntários. A palestra ?Boas Práticas na Manipulação de Alimentos? da USP aconteceu nesta terça-feira à noite (3), no Centro de Convenções.

? Higienização ? A palestra que reforça a importância da higienização dos alimentos é um essencial para que não haja quaisquer problemas durante uma festa tão visitada como é a Semana Nenete. Desde a seleção dos alimentos até mesmo, a preparação, devem seguir procedimentos rígidos para se evitar contaminações e suspeitas de conservação.

A principal motivação para a realização desta palestra é explorar a qualidade higiênica e sanitária dos alimentos, seja de origem vegetal como animal. Um estudo feito muitos anos junto ao campus local da Universidade de São Paulo reitera que, a higienização inadequada ou alimentos contaminados são situações muito comuns no país.

Este estudo está voltado especificamente à alimentação humana, com alimentos de origem animal e vegetal. De acordo com pesquisas da USP, as boas práticas de higiene e manipulação são fundamentais em qualquer natureza de preparação, produção, manipulação e comercialização. A própria professora-doutora Eliana Kamimura reitera que ?somente através da manipulação higiênica é possível obter produtos seguros que não representem risco de doença de origem alimentar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.