Destaque da CidadeDestaque1Saúde

Último balancete aponta meta na vacinação contra gripe

Com dados atualizados até o início desta semana (dia 20), a Vigilância Epidemiológica divulga um dos últimos balancetes da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripeinfluenza’ (H1N1). Após duas prorrogações em maio e para este mês de junho, a Vigilância Epidemiológica constatou que praticamente todos os grupos prioritários atingiram a esperada meta de 90% de imunização, inclusive vacinando outros grupos determinados pelo governo estadual.

As duas prorrogações da campanha foram exclusivamente porque alguns grupos prioritários sequer haviam chegado perto da meta de 90% estabelecida para este ano; e, para que as doses também atingissem o maior número de servidores estaduais e novos grupos designados no âmbito estadual, a prorrogação da vacina ainda prossegue até esta sexta-feira (23) quando, finalmente, se encerra este período.

Portanto, para estas últimas horas de campanha de vacinação, os grupos prioritários e algumas classes de servidores incluídos no Estado de São Paulo ainda podem procurar por quaisquer postos de saúde credenciados, inclusive as pessoas entre 55 a 59 anos.

Até este momento, terça-feira (20), segundo dados atualizados da Vigilância Epidemiológica Pirassununga já vacinou, no total, 10,8 mil pessoas, dos grupos prioritários. A campanha também registra que as crianças de seis meses a cinco anos incompletos tem um percentual de 58,17%; nos outros quatro grupos prioritários ? gestantes, com 77,20%; puérperas, 142,95%; idosos, com 85,29%; trabalhadores da saúde, com 78,16%; e professores, com o percentual de 82,2% – somados, o total de vacinação dos grupos prioritários chega a 81,3%, abaixo da meta estipulada (90%).

Este é o balancete com percentuais mais atualizados: idosos ( Brasil, com 91,81%; Estado de São Paulo, com 90,56% e Regional de Piracicaba / GVE XX, com 89,35% ); trabalhadores da Saúde ( Brasil, com 84,37%; Estado de São Paulo, com 75,92% e Regional de Piracicaba / GVE XX, com 77,72% ); gestantes ( Brasil, com 71,96%; Estado de São Paulo, com 59,50% e Regional de Piracicaba / GVE XX, com 61,77% ); puérperas ( Brasil, com 94,44%; Estado de São Paulo, com 90,62% e Regional de Piracicaba / GVE XX, com 84,93% ); e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos ( Brasil, com 72,54%; Estado de São Paulo, com 63,46% e Regional de Piracicaba / GVE XX, com 58,43% ).

? Postos ? No Estado de São Paulo houve a inclusão de novos grupos (Policia Federal, Militar, Civil e Guarda Municipal; Bombeiros; Funcionários do Poupa Tempo; Funcionários dos Correios; Defesa Civil; Ministério Público (Promotor); Procuradoria-Geral (Procurador); Defensoria Pública;Doadores de Sangue e de Medula; Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns; Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua; Cuidadores de idosos; Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino – Básico e Superior; Funcionários das Creches; e Trabalhadores da Limpeza urbana e coletadores de Resíduo) e somente as regionais de Presidente Prudente (93%), São José dos Campos (93,1%) e Taubaté (92%) já atingiram a meta estabelecida junto aos grupos prioritários.

Com a nova prorrogação, desta vez até esta sexta (23), s egundo a agenda da Vigilância Epidemiológica, a vacinação prossegue junto às unidades de saúde credenciadas e que deverão atender neste período: de segunda à sexta, das 8 às 16 horas, no Centro de Especialidades Médicas (CEM); e nas USFs do Centro 1, Laranjeiras, Limoeiro, Redenção, Santa Fé, São Pedro, São Valentim, Raia e Triângulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.