Cultura e TurismoDestaque da Cidade

Tradicional ‘Bloco dos Sujos’ desceu pela Rua Duque de Caxias na segunda de Carnaval

Como já é tradição, nesta segunda-feira de Carnaval (24), com a alegria e empolgação, o Bloco dos Sujos desceu pela Rua Duque de Caxias, arrastando uma multidão de foliões pelo Centro de Pirassununga.

O ‘Bloco dos Sujos’ foi mais um dentre os destaques do Carnaval de 2020 de Pirassununga, organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Pinto do Meio Dia abriu o CarnaRetrôFolia no sábado

Há 27 (2020) anos, o Galo da Madrugada de Recife inspirou em Pirassununga o nascimento do Pinto do Meio Dia, um dos destaques do Carnaval local e regional.

A manifestação surgiu por iniciativa da foliã Ana Bonfim, 86 anos, para fazer companhia à Rainha e ao Rei Momo na abertura do Carnaval de Pirassununga.

A ideia surgiu no sábado de Carnaval de 1993 e o bloco debutou há exatos 26 anos, no Carnaval de 1994. Diferenciou-se dos demais, porque os seus integrantes não desfilam. Com seus abadás se concentram na região central, espalhando alegria e descontração.

O primeiro boneco do ?Pinto? foi confeccionado em 1995 por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto, elaborado por Euclides Cridão Martins, na sua arte-finalização contou com préstimos profissionais e artísticos do Mineiro Tapeceiro e dos artistas Dito Micuim e Gilmar Bezerra, no antigo barracão da Fepasa.

A presidente do Bloco Pinto do Meio Dia é a carnavalesca e foliã Maria José Camargo Pedro (Mazé).