Esporte

Torneio Municipal de tênis-de-mesa será no dia 27

Uma das primeiras modalidades esportivas com agenda movimentada já neste mês de janeiro, em período de férias, é o tênis-de-mesa. Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, no próximo dia 27 deste mês ? sábado, à tarde ? será realizado o Torneio Municipal de Tênis-de-Mesa, para categorias masculinas e femininas.

O torneio acontece às 14 horas de sábado (27), no salão social do Centro de Educação Física e Esportes ?Presidente Médici? (CEFE) e ficou definido que as categorias, tanto masculino como feminino será para nascidos nos anos 2003/2004 e 2005/2006, com inscrições gratuitas. Porém, é importante destacar que estas inscrições sejam efetivadas na sede do CEFE/Médici em horário comercial, das 8 às 11 horas ou das 13 às 16h30.

Quaisquer informações sobre esta programação ou demais modalidades, escolinhas e funcionamento do CEFE/Médici podem ser feitas no próprio local ? à avenida Presidente Médici, nº 1077, Jardim Carlos Gomes, ou pelo telefone (19) 3561-7349.

? ModalidadeO tênis-de-mesa surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX: imitando o tradicional jogo de tênis em um ambiente fechado. A popularidade do jogo, que se utilizava de materiais improvisados, fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente.

As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ‘ ping pong’ . A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca em 1901; e então, os outros fabricantes passaram a usar o atual nome, tênis-de-mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos, onde a empresa vendeu os direitos do nome ‘ping pong’ para a Parker Brothers .

Uma inovação importante veio com James Gibb , um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celuloide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901, quando torneios foram organizados, inclusive com um Torneio Mundial não-oficial, realizado em 1902, na Inglaterra. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis-de-Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis-de-Mesa (ITTF), em 1926. Londres sediou o 1º Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul (Coreia do Sul), o esporte se tornou olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o esporte ganhe popularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.