Cultura e TurismoDestaque da Cidade

Tião Carreiro é homenageado no 1º aniversário do novo Ranchinho Alegre

Com a presença de um bom público, o Teatro Municipal ?Cacilda Becker? recebeu convidados especiais para o programa de primeiro aniversário da nova edição do programa mensal ?Ranchinho Alegre?.

O anfitrião e secretário municipal Roberto Donizeti Bragagnollo (Cultura e Turismo) recebeu convidados especiais para prestar homenagens ao saudoso cantor e compositor Tião Carreiro. O ?Tributo a Tião Carreiro 25 Anos de Saudade? trouxe ao palco do TMCB, entre outras atrações, a dupla Peão Carreiro & Paraense e o Coral Sertanejo da USP de Pirassununga.

Durante estas apresentações, todos os convidados executaram grandes sucessos de todas as fase de Tião Carreiro, hits de sucesso dos anos 60 e 70, desde a dupla com Pardinho ou com Paraíso, canções como ?Pagode em Brasília?, ?Biada Cuiabana?, ?Viola Divina?, Amargurado?, ?A Mão do Tempo?, a ‘eterna’ ?Pai João?, entre outras músicas.

E, no ?Banco de Prosa?, Roberto Bragagnollo recepcionou a filha do saudoso cantor, Alex Marli Dias. Nesta conversa, com muita emoção, Alex contou fatos pitorescos e interessantes sobre a vida desse grande artista, referência maior da música caipira de todos os tempos.

A programação especial do primeiro aniversário do novo formato do Ranchinho Alegre teve o apoio da Campanária Cervejaria e apresentação musical do comunicador e radialista Juliano Módena.

? ?Rei do Pagode? Na cultura da música sertaneja de raiz, José Dias Nunes, o Tião Carreiro, inventou o pagode sertanejo. Um ritmo diferente, no qual a violabatia cruzado’ com o violão, numa mistura de recorte do catira lento com o recortado mineiro mais expressivo.

Tornou-se “o rei do pagode” por ter não criado, mas também, imortalizado o ritmo por meio de inúmeros solos de introdução e canções, difundido o pagode sertanejo por todo país e fora dele, passando a enriquecer a lista de ritmos regionais.