COVID-19Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Testes para Covid-19 serão realizados apenas nas Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (19), por determinação da Secretaria Municipal de Saúde de Pirassununga, os testes rápidos de Covid-19 serão feitos somente nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros. No Pronto Atendimento Médico ? PAM (antiga Unidade Sentinela) não serão mais feitos os testes.

Isso ocorre, porque o PAM é destinado para atendimentos médicos e enfermidades, mas mesmo assim, ainda existe muita procura para realização destes testes. O local não é mais a Unidade Sentinela Covid, como foi instituído desde o início da pandemia. Nas Unidades de Saúde a pessoa passará por triagem pela equipe, que avaliará a necessidade da realização do teste para Covid-19.

Os testes podem ser feitos nas USF (Unidades de Saúde da Família) a partir do terceiro dia de sintomas, com pelo menos dois sintomas gripais (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou gustativos).

A pessoa sem sintomas, mas que teve contato com um caso positivo, precisa usar corretamente a máscara, evitar aglomerações, manter o ambiente de trabalho e casa arejadas e higienização das mãos.