DemaisDestaque da CidadeGabinete

Telefonia e outros serviços essenciais lideram reclamações no Procon Pirassununga

O Procon de Pirassununga, Órgão de Defesa do Consumidor que funciona no Ganha Tempo, mantido pela Prefeitura Municipal, divulgou nesta quarta-feira (9) seu balanço do ano de 2018 e constatou que o quesito ?serviços essenciais? segue liderando o ranking de reclamações dos consumidores em Pirassununga.

Os dados foram informados oficialmente num balancete resumido das principais ocorrências. Os dados mantém a tendência vista em outros anos, mas há um registro importante de avanço: houve queda no número de atendimentos. Segundo o coordenador do Procon, Valdemir Bertin, isso demonstra que o consumidor está mais atento. ?Há mais informações, e o consumidor também está mais consciente nos dias atuais?, pondera ele.

Mesmo assim esse é o 8º ano seguido em que setores ligados a telefonia lideram o índice de reclamação. Apesar disso, o Procon informou que o índice de resolução nos casos ligados a telefonia chega a 95%.

Em 2017 as principais ocorrências também concentram-se em telefonia fixa e móvel, operadoras de tevê, concessionária de energia elétrica e de água. Enquanto em 2018 foram 1.083 reclamações, em 2017 foram 1.496, uma queda significativa. Em 2016 foram 1.593 reclamações.

Novamente o segundo lugar é ocupado pelas empresas do setor financeiro. Foram 871 reclamações sobre elas em 2018. Em 2017 foram 1.071 e no ano de 2016 foram 1.050 casos registrados.

Em 2017 o Procon chegou a multar instituições por demora de atendimento, extrapolando o tempo de espera em filas previsto em lei. Houve naquele ano a negativa de uma empresa de transporte intermunicipal em fornecer transporte gratuito a idosos, mas a questão também já foi pacificada.

Na área de produtos (como aparelhos com defeito, trocas, celulares, etc.) foram 651 reclamações ? 18% do total.

Em 2018 o Procon de Pirassununga realizou 3.473, dos quais 2.743 (ou 78%) foram solucionados. Foram formalizados deste total 1.172 processos, segundo o órgão.

O Procon está presente em Pirassununga há anos e atualmente atende no Ganha Tempo, na rua Coronel Franco, 2250 ? Centro de Pirassununga. O atendimento ao público funciona segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Atividades do Procon em 2018

? Área de Serviços Esenciais (telefonia, TV, energia elet., água, etc) ? 1.083 atendimentos (31% do total)

? Área Financeira (financiamentos, consignados, cartão de crédito, tarifas) ? 871 (25%)

? Área Serv. Privados (assist. Téc., bancos, oficinas, etc) ? 682 (19%)