Cultura e TurismoDestaque da Cidade

SMCT realiza seminário sobre gestão de políticas culturais

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), realiza na próxima semana ? quinta e sexta, dias 14 e 15 -, no Teatro Municipal ?Cacilda Becker?, o Seminário sobre Gestão de Políticas Culturais.

Dirigido a gestores públicos (Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, de Finanças e de Administração), artistas, produtores culturais, empresários (por conta da Lei de Incentivo para irrigação tanto privada quanto pública dos projetos culturais), o evento é organizado, coordenado e apresentado pelo consultor cultural Marcos Pardim, que possui mais de 30 anos de experiência no setor.

O Seminário sobre Gestão de Políticas Culturais é composto de duas partes: a primeira delas, na quinta (14), às 20 horas, consta de uma palestra, seguida de uma roda de conversa sobre o papel do estado na construção das Políticas Públicas para a Cultura; na sexta (15), das 19 às 22 horas, acontece o workshop ?Sistema Municipal de Cultura Sua Implantação e seus Resultados Práticos?.

O objetivo da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em realizar o seminário é a de, a partir das experiências práticas de seu coordenador, estreitar o diálogo com a classe artística e os produtores culturais da cidade, tendo exemplos concretos de quais os melhores caminhos para se construir um programa compartilhado de Gestão Cultural, qual o custo orçamentário que um Sistema Municipal de Cultura possui, quais as maneiras de se fomentar e financiar a Cultura, seja pelo Poder Público ou pelas empresas privadas, além de servir como um instrumento de escuta.

Esta é uma oportunidade para que, tanto a secretaria quanto o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) possam garantir dados concretos das dificuldades e das demandas do setor cultural da cidade.

? Inscrições gratuitas Os interessados em participar do Seminário sobre Gestão de Políticas Culturais e do workshop ?Sistema Municipal de Cultura Sua Implantação e seus Resultados Práticos? devem se inscrever até a próxima quarta-feira (dia 13), no Centro de Convenções ?Prof.-Dr. Fausto Victorelli? e no Teatro Municipal ?Cacilda Becker?. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3562-1207 e 3563-0531.

O organizador, coordenador e apresentador do seminário e do workshop Marcos Antonio Pardim, 54 anos, é graduado e pós-graduando em Gestão Pública, tendo sido diretor do Teatro Municipal de Salto (SP), de 1986 a 1989. É sócio-proprietário da MP Produções Artísticas de 1990 a 2005 -, ocasião em que atuou em 158 cidades do Estado de São Paulo com projetos e ações culturais.

Pardim coordenou quatro ações do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, entre eles, dois Pontos de Cultura; um Pontão de Cultura; e uma ação do Edital Tuxáuas/2010. É membro da Comissão Paulista de Pontos de Cultura. Foi Secretário Municipal de Cultura de Salto (SP), entre os anos de 2013 a 2016, sendo que a cidade, por conta da política cultural implantada, concorreu ao prêmio internacional Mayors Challenger.

Marcos Antonio Pardim atuou como delegado regional de Sorocaba, na Comissão Paulista que elaborou a minuta do Plano Estadual de Cultura e realizou palestras em vários congressos, seminários e conferências de Cultura.