ComunicadoDestaque da Cidade

Serviços públicos que abrem ou fecham no Feriado Nacional

Um dos ativistas políticos mais célebres do Brasil e da América Latina – Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes ? exerceu diversas profissões (dentista, tropeiro, minerador, comerciante e militar) que atuou no Brasil durante o século 18, mais especificamente nas Capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro . No Brasil é reconhecido como ?mártir da Inconfidência Mineira?, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares e Civis dos Estados, sendo considerado herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem no século passado. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992. O inconfidente é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil, sendo a data de sua morte, 21 de abril, feriado nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, sendo considerado Herói Nacional.

Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil (1964/1985), o marechal Humberto de Alencar Castello-Branco, então Presidente da República Federativa, durante seu governo (1964/67), para reforçar essa imagem de Tiradentes, foi sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira

? Feriado ? Data de Comemoração Nacional, esta sexta-feira (21) todas as repartições públicas ?guardam? a data e alguns serviços municipais, exceto os essenciais, estarão momentaneamente paralisados. Assim, a semana ?termina? nesta quinta-feira (20) e retorna, normalmente, na segunda-feira (24). Veja, como o funcionamento das repartições públicas municipais, com exceção dos essenciais ou plantões. Os serviços municipais funcionam até esta quinta-feira (20), com o expediente normal. Os trabalhos retornam somente na próxima segunda (24). Assim, o funcionamento das seções municipais prestadoras de serviços, seguem desta forma:

??? Paço Municipal e anexos ? Funcionamento normal até quinta-feira (20), retorna às atividades normais na segunda (24).

??? SAEP ? Como nos demais serviços da municipalidade, funcionamento normal até quinta (20) e retorna na segunda (21).

??? GM ? A Guarda Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana prolongado.

??? Vigilância, CEM e UBS’s ? Todas as unidades funcionam normalmente até quinta (20), mas retorna somente na segunda (24).

??? Pronto-Socorro ? Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

??? Coleta e Feira Livre ? A coleta de lixo funciona normalmente em todos os dias; a Feira Livre segue o calendário normal.

??? Escolas municipais e creches ? Funcionam normalmente até quinta (20); pára no período do feriado, e retorna às atividades na manhã de segunda (24).