Cultura e TurismoDestaque da Cidade

Desfile de cavaleiros, missa, danças e shows musicais encerram a Semana Nenete

O último dia da 23ª Semana Nenete de Música Sertaneja é sempre marcada pelo desfile de cavaleiros e comitivas. São dezenas de participantes vindo de muitas localidades, especilamente da zona rural pirassununguense e região. Pela tradição, a comitiva se concentra entre a avenida Capitão Antonio Joquim Mendes e rua Dr. Moretz-Sohns e segue à avenida Juca Costa.

Ainda pela manhã, o palco ?Zé Branco? – perto da rua Amador Bueno – foi realizada a Missa Sertaneja, que culminou com a Procissão em Louvor à Nossa Senhora Aparecida, também pela saída da avenida Juca Costa, entre a avenida Capitão Antonio Joquim Mendes e a rua Dr. Moretz-Sohns. Pela manhã, mais eventos simultâneos: ordenha manual do campus ?Fernando Costa (USP), que esteve no Arraial Tijuco Preto; e apresentações com o Palhaço Jeca no recinto.

Também ocuparam os palcos ?Zé Branco? e ?Guaraciaba Vanin?, respectivamente, duas atrações musicais: a ?Roda João Negrão? de Violeiros, e a exibição da Retreta da centenária Corporação Musical Pirassununguense.

No início da tarde, no acompanmhamento do almoço nas tendas, a dupla Dú & Gabriel, de Pirassununga, no palco ?Zé da Sanfona? fez a alegria dos visitantes. Em seguida, mais atrações: a Folia de Reis, com a Companhia Estrela Brilhante do Oriente ? da cidade de Tapiratiba (SP) e, durante a tarde de domingão (16), o Festival de Danças Folclóricas, diretamente do palco ?Guaraciaba Vanin?, com as atrações: Cantata do Grupo Musi Caps/Conservatório Municipal Cacilda Becker, da professora Carla Engle Barsotti; Grupo de Violeiros (Tapiratiba); Contação de Estórias Faculdade Anhanguera; Quadrilha ?No Arrastão do Arrasta-pé do Mineiro?, com o ?puxador? Fafi (Poços de Caldas-MG).

? Atrações noturnas ? Na reta final da 23ª Semana Nenete de Música Sertaneja, os musicais e as danlas folclóricas foram as atrações finais. O Festival de Danças Folclóricas, no palco ?Guaraciaba Vanin? apresentaram as atrações Contação de Estórias Faculdade Anhanguera; Grupo de Dança Parafolclórica de Pirassununga (Secretarias de Educação e Cultura e Turismo); Grupo Dançando com Alegria do CCI Centro de Convivência do Idoso; Grupo de Catireiros ?Os Taquari? (Porto Ferreira).

Ao mesmo tempo, o palco ?Zé da Sanfona?, de frente a área da Expo-Show teve show com a dupla Kléber & Rafael, da nova ‘safra’ de cantores sertanejos; além da apersentação da consagrada dupla Belmonte & Amaraí, no palco ?Zé Branco?, com sucessos setanejos cantados pelo público, como ?Recordação?, ?Saudade de Minha Terra?, Te Amarei Toda Vida?, ou ainda, ?Entre Lágrimas? e ?Aurora do Mundo?.

No encerramento da semana Nenete, apresentações simultâneas com os violeiros e cantadores, no palco ?Zé Banco?, com os músicos Alex Archangelo, de Pirassununga; e Tião Gonçalo & Ricardinho, de Porto Ferreira. E, diretamente do palco ?Zé da Sanfona?, apresentação esperada da dupla consagrada Milionário e Marciano, duas ?lendas? da música sertaneja, que faziam parte das extintas duplas Milionário & Zé Rico (morto em 2015) e João Mineiro (morto em 2012) & Marciano.

A dupla foi formada no ano passado, após o passamento de José Rico e João Mineiro, e trouxeram neste show sucessos das duplas anteriores. Mas, o atual repertório – que contou com 16 canções intercalando sucesso das duplas Milionário & José Rico e João Mineiro & Marciano – a canção inédita intitulada ?Localizador?.