Cultura e TurismoDestaque da CidadeDestaque1

Semana Nenete: grande público acompanha shows musicais e folclóricos

O primeiro dia de festejos da 23ª Semana Nenete teve a circulação de milhares de visitantes de Pirassununga e região e até de outros Estados, que puderam apreciar a gastronomia caipira ? em mais de 15 tendas – e uma série de eventos culturais e shows musicais simultâneos, que fazem desta festa uma das principais do gênero em todo o Brasil.

Neste segundo dia (14), o recinto recepcionou a Procissão dos Santos Andores que se concentrou nas imediações da Igreja Matriz de Santa Antonio ? há quatro quadras de distância ? e seguiu pelos cerca de 700 metros de extensão junto ao Centro Cultural de Eventos ?Dona Belila?.

Ao término desta procissão com a comunidade da Igreja Santo Antonio, foram iniciados alguns eventos de forma simultânea: no palco ?Zé Branco?, apersentação com uma das atrações musicais da noite, a dupla ?Divino & Donizete?, que são irmãos, vindos do Estado de Minas Gerais, e especialistas na música sertaneja raiz. A dupla, formada em 1974, cantou alguns dos antigos sucessos, como ?Eu Sou Piracicabano?, ?Promessa do Monsenhor?; e ainda sucessos mais recentes, como ?Carro de Boi?, ?O Cervejeiro? e Leite de Onça?.

Ao mesmo tempo, o público também se divertiu, pelo recinto, com o Palhaço Jeca e teve a apresentação de ?roda de capoeira?, na plataforma externa do Armazém Cultural ?Dito Micuim?; já no palco ?Zé da Sanfona?, apresentação de violeiros e cantadores de várias cidades participantes, entre eles, Fernando Henrique Gabriely (Porto Ferreira), Maria Rita Brando, Marcílio Tenan e Vinícius (Pirassununga), Humberto Viola e Luiz Fernando (Tambaú) e Marcos Paulo e Rafael (Pirassununga).

  • Festival ? As atrações neste período atendem a todos os gostos e, alternando com os shows musicais, também foi realizado, pela seguindo dia consecutivo, o Festival de Danças Folclóricas. Concentrado no palco ?Guaraciaba Vanin? – logo atrás do Armazém Cultural ? as atrações da noite foram: Grupo Poesia Sertaneja/Conservatório Municipal Cacilda Becker, com o professor Antônio Carlos Fagundes; ?Jéca na Nenete? ? Grupo de Dança do Conservatório Municipal Cacilda Becker/professora Alcione Morgili; Grupo de Dança Parafolclórica de Pirassununga – Secretarias de Educação e Cultura e Turismo; Quadrilha Fogo na Tuia (Araras); Contação de Estórias – Faculdade Anhanguera.

Logo após estas manifestações da cultura folclórica tradicional, o palco ?Zé Branco? – ao lado da rua Amador Bueno ? teve a apresentação esperada da Orquestra ?Canarinhos da Viola?, com apresentação de clássicos sertanejos e da música raiz, formada por uma série de profissionais liberais e que fazem suas apresentações em palcos locais e da região há cerca de um ano.

Simultaneamente, no fechamento da segunda noite, nesta sexta-feira (14), o palco ?Zé da Sanfona? – em frente à área da ExpoShow, no sendito centro bairro da avenida Juca Costa ? recebeu a dupla César & Paulinho, também irmãos, nascidos na cidade de Piracicaba (SP), filhos do sertanejo Cravinho, que se constituiram numa das principais duplas sertanejas do Brasil. Músicas como ?Noite Maravilhosa?, Asa Delta? e ?Duas Vezes Você? ou ?Chute Pro Gorr? e o recente sucesso ?Fusca 66?, foram cantadas pelos visitantes. Imagens desta noite…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.