Semana de capacitações: palestra reforça “educação financeira”

Se pela manhã desta terça-feira (23), no segundo dia de capacitações da Educação Municipal, mais uma vez o prefeito Ademir Lindo participou da abertura solene do Programa de Educação Continuada (PEC) para uma plateia de mais de 400 docentes, coordenadores e gestores, à tarde quase 300 servidores da pasta também tiveram sua capacitação, no Auditório Alfa do Palácio da Educação.

Mais uma vez, o prefeito reiterou a importância de uma reestruturação do setor educacional, e voltou a repetir – deste vez aos servidores – sobre a “responsabilidade política e equidade financeira” que exigem as decisões para uma melhor política educacional. Em sintonia com a palestra da profª-drª Arethuza Helena Zero, o prefeito voltou a reforçar a importância de sanear gastos excessivos e confirmou que, após um logo período de acerto de caixa, vai iniciar novos investimentos.

Como no período da manhã, os participantes puderam acompanhar o tema “Educação Financeira – Tempos de Aprendizagem”, com a palestrante Arethuza Zero, cujo tema foi o mesmo da manhã, com ênfase aos jovens. Assim, o objetivo principal foi repassar aos presentes uma didática mais simplificada de como abordar o tema economia e finanças para o pleno entendimento das crianças e pré-adolescentes.

Para a especialista, o estímulo é para que as crianças saibam lidar com o dinheiro no cotidiano, evitando problemas financeiros e mais qualidade de vida. “Pela manhã já havia colocado minha postura sobre este tema e assim, reitero que o importante é o conteúdo mais adequado à idade dos estudantes e que trate de situações práticas da rotina das crianças e dos adolescentes”, finalizou.

Programação – Nesta quarta-feira (24), nas respectivas unidades escolares, atribuição dos professores e a recepção das crianças e, à tarde, debate sobre do “Demandanet”, para gestores e professores. Na quinta-feira (25), no Auditório Alfa, palestra “Currículo”, com explanação da profª-drª Flávia da Silva Ferreira Asbahr; e no período da tarde, debate de projetos e oficinas.

Finalmente, para fechar esta semana, na sexta-feira (26), no Auditório Alfa do Palácio acontece o Programa “Qualidade de Vida e Sustentabilidade”, capacitação para manipuladores de alimentos, em três palestras matinais: ginástica laboral; “Segurança de Alimentos – Ações Preventivas”; e “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”. À tarde e para encerrar a semana, mais duas palestras: “Criatividade no Uso dos Gêneros Alimentícios”, e “O Papel da Supervisão no Serviço de Alimentação para Coletividades”.

Ainda sobre a Educação, as aulas para o período letivo de 2018 retornam, no âmbito municipal, na primeira segunda-feira de fevereiro (dia 5); enquanto que na rede estadual, os alunos retornam já na próxima semana, quinta-feira (dia 1º de fevereiro).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: