Destaque da CidadeSegurança

Segurança Pública organiza palestra sobre energia elétrica

A Secretaria Municipal de Segurança Pública organizou, durante a manhã desta terça-feira (12), no Auditório Beta – do Palácio da Educação, no jardim Carlos Gomes ? uma palestra especial sobre os riscos e prevenções do uso da energia elétrica. A palestra foi proferida por especialistas da concessionária Elektro S/A, Samuel e Sandro Campos.

Estes dois especialistas explicaram sobre situações mais comuns de lidar com energia elétrica sem riscos e prevenção de acidentes. Segundo estes especialistas, geralmente por falta de atenção ou desinformação, pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade e, em algumas destas situações, de forma fatal, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.

Para uma plateia formada especialmente por guardas municipais e bombeiros municipais e militares, os palestrantes comentaram sobre todos os riscos, situações de segurança e prevenções e, mesmo, em ocorrências em que estas forças podem e devem atuar, tais como emergências.

Entre as informações repassadas, a grande maioria destas dicas são utilizadas no cotidiano, tais como: 1. Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligar a chave geral (disjuntor); 2. Ao ligar aparelhos nas tomadas, verificar antes se o botão está desligado e se a voltagem (127 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento; 3. Ao desligar os aparelhos das tomadas, verificar antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio); 4. Colocar protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes; 5. Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia; 6. Desligar e retirar o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos; 7. Para evitar choques, colocar fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas; 8. Manter os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encostar fios e plugues em superfícies quentes; 9. Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos; 10. Evitar sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando “T” (benjamim) ou extensões improvisadas. Não usar bocais de lâmpadas como tomadas; e 11. Não fazer consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto.

Para o secretário municipal Paulo André da Silva Tannús (Segurança Pública), os profissionais que lidam com segurança precisam ter sempre oficinas e capacitações como estas que atualizam dados e ensinamentos sobre a prevenção de acidentes e o bom uso da energia elétrica. ?Estes profissionais da Segurança Pública lidam com situações diversas no dia-a-dia. Por isso, a rapidez de decisão salvam vidas e podem evitar acidentes?, reiterou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.