Segurança Pública lança campanha “Maio Amarelo”

Nesta quarta-feira (10), a partir das 8 horas da manhã, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) fazem o lançamento da campanha institucional denominado “Maio Amarelo”. Esta campanha tem como objetivo central uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil em pro da segurança viária. “A intenção é colocar em pauta a segurança no trânsito e mobilizar a sociedade em geral para debater a atual situação”, comentou o secretário municipal Paulo André Tannús (Segurança Pública).

Integrantes da Segurança Pública faz uma panfletagem na praça central com o intuito de mostrar os objetivos da campanha. A participação da população, empresas, governos e entidades são essenciais para que a campanha atinja estes objetivos.

Foi no dia 11 de maio de 2011, que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) para dezembro de 2014 é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100 mil habitantes.

Também é em maio e realizada desde 2013 a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de CampanhaZenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

Os organizadores esclarecem que o “Maio Amarelo” não é uma campanha, mas sim, uma ação, um movimento do qual participam toda a sociedade organizada, toda empresa, ONG, entidade, associação, instituição, num mês em que se promovem ações de conscientização e, principalmente, debates em torno do trânsito seguro que se estenderão ao longo de todo o ano.

Informações gerais sobre esta campanha podem ser obtidas junto ao Demutran, na antiga sede da Guarda Civil Municipal, no Jardim Carlos Gomes (à avenida Germano Dix, nº 3370), ou pelo telefone (19) 3561-1101.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *