Secretária explica sobre oscilação de energia em cozinha e situação de alimentos

A Cozinha Comunitária da Prefeitura Municipal de Pirassununga foi afetada nos últimos dias com as recentes oscilações na rede de distribuição de energia elétrica sofridas naquela região. Contudo, mesmo com as alterações, a cozinha está funcionando normalmente.

A própria Secretária Municipal de Promoção Social, Sônia Mangetti, visitou as instalações da Cozinha Comunitária imediatamente após os problemas que chegaram a afetar um aparelho de resfriamento existente no local. Após a visita, Mangetti gravou um vídeo, no qual ela faz uma ‘prestação de contas’ à comunidade e explica o problema detalhadamente.

“Tivemos alguns problemas de oscilação de energia aqui na cozinha e tivemos alguns problemas em decorrência disso”, explanou.

Segundo ela, de fato alguns produtos chegaram a entrar em fase inicial de deterioração, mas todos eles passaram por uma rigorosa vistoria, uma espécie de “pente fino”, sendo então realizada uma seleção por equipe técnica – contando inclusive com nutricionista e demais técnicos capacitados – para ser verificado quais produtos estão plenamente adequados para consumo. A maior parte dos produtos, após realizadas as devidas aparas, estava plenamente apta a consumo.

Sônia Mangetti ponderou que as perdas são consideradas bastante baixas. “Feitas as aparas, que é como tecnicamente a gente chama aqui, as perdas foram muito menores proporcionalmente falando. Então, dentro dos critérios técnicos nutricionais, foi realizada uma seleção dos alimentos e não houve perdas significativas”, explicou ela, após a visita técnica.

A própria secretária municipal reforçou o convite à população para que visite a Cozinha Comunitária, localizada ao lado do Palácio da Educação. O local prepara diariamente alimentos e está funcionado inclusive nesta sexta-feira (3).