Destaque1Educação

Secretaria de Educação realiza formação sobre o Folclore Brasileiro

Para complementar as atividades referentes ao folclore brasileiro que são desenvolvidas nas oficinas de tempo integral, nas Creches, unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma oficina de formação para os monitores de educação básica, nos dias 20,23 e 30 de agosto.

A oficina foi ministrada na EMAIC ZN pela cientista social Ana Júlia Galassi Gobesso, que teve por objetivo introduzir a diversidade cultural brasileira de forma que os alunos possam reconhecer e desfrutar de manifestações da tradição oral, artística, culinária, musical, literária e de brincadeiras que fazem parte do seu cotidiano. Desta forma, o folclore é tratado como um campo de estudo capaz de ampliar suas formas de expressão e possibilitar que conheçam os aspectos e confluências históricas que deram origem à cultura popular que vivenciamos atualmente.

Esta iniciativa parte do pressuposto de que o folclore, que se baseia na cultura popular, pode contribuir para as práticas pedagógicas não apenas no mês de agosto, em que se comemora o Dia do Folclore Brasileiro, mas em diversas oportunidades durante o ano letivo.

Por: Sara Zero dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.