Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Saúde promove campanha para busca de casos precoces de tuberculose

Começou na última sexta-feira (17) a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório no município de Pirassununga. A iniciativa da Secretaria de Saúde tem como objetivo a descoberta precoce de casos de tuberculose no município.

Neste período, serão interrogadas ativamente pessoas que estiverem apresentando tosse, há mais de três semanas, para identificação rápida de casos de tuberculose, para a oferta de tratamento precoce e redução de transmissão e consequentes óbitos.

A estratégia inclui atendimentos nas unidades de saúde da família com apoio da Equipe Técnica da Vigilância Epidemiológica (V.E.) e Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE). A ação estenderá até o dia 31 de março e consiste em questionar sobre a presença e duração da tosse, independente do motivo da procura, encaminhar os sintomáticos respiratórios para a coleta do exame, explicar sobre a coleta e colher amostra de escarro.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria “bacilo de Koch”. É contagiosa e transmitida pelo ar. Passa de uma pessoa para outra e atinge, principalmente, os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como: gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O principal sintoma é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de medicamentos diários, por cerca de seis meses.

A recomendação da V.E. é que toda pessoa que apresente tosse, por três ou mais semanas, procure uma Unidade de Saúde para realizar a baciloscopia. Os pacientes diagnosticados com Tuberculose recebem os remédios gratuitamente.

A tuberculose tem cura, desde que o paciente siga as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde, responsáveis pelo acompanhamento. Quando o paciente com a doença abandona o tratamento por conta própria, possibilita o surgimento de bactérias resistentes aos remédios, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.