DemaisDestaque da CidadeSaúde

Saúde Mental desenvolve Campanha Preventiva no mês de Setembro

Dia 10 de Setembro é comemorado o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio mas as ações voltadas para este tema são desenvolvidas ao longo de todo ano.

As ações realizadas no mês de setembro, conhecido como SETEMBRO AMARELO, visam chamar a atenção de todos para o assunto.

O comportamento suicida não deve ser considerado um ato isolado ou individual. Trata-se de comportamento multifatorial, ou seja, um fenômeno complexo resultado da interação de muitos fatores como: questões familiares, sociais, doenças mentais, uso de substâncias, problemas financeiros, dentre outros.

Na rede pública, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são os serviços responsáveis pelo cuidado das pessoas que sofrem com os pensamentos de ideação ou já tiveram alguma questão relacionada à temática.

Visando promover ações preventivas em relação ao suicídio as equipes de Saúde Mental de Pirassununga construíram um instrumento contendo informações sobre o acolhimento e encaminhamento dos casos e orientações para as equipes do PSF quanto a avaliação de risco para o suicídio.

O material visa compor ações de cuidado no cotidiano dos serviços e contribuir para uma melhor identificação de casos graves e risco extremo.

Além disso, a coordenadora de Saúde Mental representando a secretaria da saúde concedeu uma entrevista à rádio prestando informações e esclarecimentos a população em relação ao trabalho desenvolvido nos serviços da cidade, as ações preventivas e os sinais de alerta. Para finalizar o mês, as equipes dos CAPS e do PSF realizarão na última quarta-feira de setembro (29) uma reunião relacionada ao tema visando principalmente o trabalho conjunto para o atendimento da população.

(texto e imagem: Secretaria Municipal de Saúde)