Não categorizado

Saúde amplia vacinação contra meningite para professores e agentes de organização de ensino

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica comunica sobre a ampliação temporária da vacina Meningocócica C Conjugada (contra meningite) para professores e agentes de organização de ensino. O profissional deverá apresentar um comprovante que pertence a este grupo no ato da vacinação.

O comunicado é o seguinte:
A vacina meningocócica C (Conjugada) está implantada na rotina de vacinação para crianças menores de 1 ano com o seguinte esquema vacinal: duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 8 semanas entre as doses, mínimo de 4 semanas e um reforço, preferencialmente aos 12 meses.

A vacinação foi disponibilizada desde julho de 2021 pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada. Em julho de 2022 foi também estendida temporariamente aos trabalhadores da saúde para aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade, ambos até fevereiro de 2023.

No início de 2023 o PNI/DIMU/SVSA/MS orientou manter a vacinação das crianças até 10 anos de idade e trabalhadores de saúde até nova recomendação.

Diante da pactuação tripartite e o envio por parte do PNI/DIMU/SVSA/MS aos estados de novas doses da vacina Meningocócica C com validade para os meses de junho e julho de 2023, o Programa Estadual de Imunização orienta, enquanto durarem os estoques até a data de validade, ampliar a vacinação para professores e agentes de organização de ensino que estão em contato direto com os alunos em sala de aula.

Ratifica-se a recomendação de vacinação das crianças até 10 anos de idade e trabalhadores de saúde com a vacina Meningocócica C Conjugada até nova orientação e dos adolescentes de 13 e 14 anos com a vacina Meningocócica ACWY até junho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.