Cultura e TurismoDemais 2Destaque da Cidade

Rota Gastronômica da Região Turística

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo  e do Setor de Turismo, vem trabalhando para o desenvolvimento efetivo do Turismo na cidade. Uma face de suas tarefas é participar de forma atuante junto a Região Turística da qual pertence, a ARTEAC – Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central.

Como fruto deste trabalho, o Setor de Turismo recebeu há cerca de 2 meses uma proposta para participar do Projeto Rotas Gastronômicas do Governo do Estado representando nossa Região.

A proposta deste Projeto era contemplar 10 produtores rurais e 5 restaurantes que deveriam ter um perfil específico de estar aberto todos os dias atendendo ao visitante e turista, e produzir ou comprar de produtores locais a matéria prima que usa em seu comércio (esta matéria prima tem que trazer uma história local ou regional). Enfim um produto local ou regional produzido na cidade e vendido de forma tradicional.

Foi feito um trabalho junto com o COMTUR do levantamento dos locais que
seriam inscritos.

Na primeira etapa, de todos os inscritos (mais de duzentos) foram selecionados 30, dos quais 5 dos finalistas eram de Pirassununga.

Já na segunda etapa (etapa final da seleção) que consistiu da análise técnica e algumas visitas para maiores conclusões e apuração dos inscritos, foram selecionados os 15 contemplados do Projeto Rotas Gastronômicas do Governo do Estado representando nossa Região.

Mostrando que tem um grande potencial nesta área, dentre os 15 vencedores Pirassununga foi selecionada com três produtores: Adega Therense (em 5o. lugar), Apiário João do Mel (em 7o. lugar) e o Engenho e Apiário Scherma (em 9o. Lugar).

Na próxima semana os vencedores receberão a visita de técnicos para fotos e filmagens que farão parte da Rota Gastronômica. A Adega Therense, o Apiário João do Mel e o Engenho e Apiário Scherma serão pontos turísticos divulgados nacionalmente na Rota Gastronômica da Região Turística Encantos da Anhanguera Central.

Foram selecionados os seguintes municípios: Pirassununga (3), Rio Claro (2), Águas de São Pedro (2), São Pedro (2), Analândia, São Carlos, Brotas, Torrinha, Charqueada e Limeira (1 cada).

Parabéns a todos os envolvidos em cada etapa, parabéns a ?Cidade Simpatia?, ?Ninho das Águias Brasileiras?, “Terra da Boa Ideia” e do “Peixe Roncador”!

(Texto e Imagem: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)