Governo e Administração

Revolução de 1932: veja quais serviços públicos que abrem ou fecham nesta semana

A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório do gaúcho Getúlio Dornelles Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

O ?golpe de estado? decorrente da Revolução de 1930 derrubou o então presidente da república, o paulista Washington Luís Pereira de Sousa, e impediu a posse do seu sucessor eleito nas eleições de março de 1930, Júlio Prestes; depôs a maioria dos presidentes estaduais (atualmente se denominam governadores); fechou o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais; e, por fim, cassou a Constituição de 1891, até então vigente.

Atualmente, o dia 9 de Julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e feriado estadual. No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates. Na próxima segunda-feira (9), no feriado estadual, não haverá expediente dos serviços públicos, com exceção dos essenciais e os plantões, que retornam normalmente, na terça-feira (dia 10).

??? Serviços Municipais Os serviços municipais funcionam até esta sexta-feira (dia 6), com o expediente das 8 às 13 horas, sem intervalos, conforme o Decreto Municipal 7.136, de 28 de junho (Decreto da Copa do Mundo). Os trabalhos retornam somente na próxima terça-feira (dia 10). Assim, o funcionamento das seções municipais prestadoras de serviços, seguem desta forma:

??? Paço Municipal e anexos ? Funcionamento normal até sexta-feira (dia 6), das 8 às 13 horas, retorna às atividades normais na terça (10).

??? SAEP ? Como nos demais serviços da municipalidade, funcionamento normal até sexta (6), das 8 às 13 horas, e retorna na terça (10).

??? GM ? A Guarda Civil Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana.

??? Vigilância, CEM e UBS’s ? Todas as unidades funcionam normalmente até sexta (6), das 8 às 13 horas, mas retorna somente na terça (10).

??? Pronto-Socorro ? Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

??? Coleta e Feira Livre ? A coleta de lixo funciona normalmente em todos os dias; a Feira Livre segue o calendário normal.

??? Escolas municipais e creches ? Funcionam normalmente até sexta (6), das 8 às 13 horas; e retorna às atividades na manhã de terça (dia 10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.