Indústria e Comércio

Reunião na ACIP define etapa de transformação do PAE em novo atendimento

Na semana passada, representantes do Sebrae Regional de São Carlos, Associação Comercial e Industrial de Pirassununga (ACIP) e Secretaria Municipal de Comércio e Indústria estiveram reunidos na sede da ACIP, no centro, para definir uma agenda em que vai transformar o atual Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae de Pirassununga (PAE-Sebrae) em um novo espaço de atendimento.

O objetivo principal desta nova agenda é intensificar ainda mais a parceria entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), associação comercial (ACIP), sindicato do comércio (Sincomércio) e a Prefeitura Municipal de Pirassununga.

Ao oferecer um atendimento presencial ainda mais qualificado aos empreendedores, com orientações individuais e coletivas, o futuro Sebrae Aqui deseja fomentar a abertura de pequenos negócios em todos os ramos de atividade. ?A nova proposta é oferecer um ambiente ainda mais favorável para o surgimento de novas empresas e, também, o crescimento ordenado e planejado dos empreendimentos que já funcionam na cidade?, comentou a representante do PAE-Sebrae, Geisa Martin Freitas, que prevê mais serviços sendo agregados.

O PAE-Sebrae foi inaugurado no dia 7 de março de 2008, sendo fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Comércio e Indústria, Sebrae, ACIP e Sincomércio, sempre com uma sala de atendimento junto ao Paço Municipal. Este posto segue o horário comercial da municipalidade (das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira), e atualmente está instalada no piso térreo do Paço Municipal, na entrada principal.

• Agenda / cursos ? O PAE-Sebrae, segundo dados da entidade, está presente em mais de 200 municípios do Estado de São Paulo, e a ampliação dos novos serviços, com mobiliário e estrutura do Sebrae deverá ser inaugurado ainda neste primeiro semestre de 2017, com a nomenclatura ?Sebrae Aqui?.

Em 2016, pelos dados atualizados do PAE-Sebrae, o posto fez o atendimento de 1,4 mil empresários e empreendedores; com uma média de mais de 100 atendimentos mensais. As principais solicitações são pelas formalizações de Plano de Negócios, além de consultoria em geral.

A agenda do PAE-Sebrae prossegue no próximo mês de março, com duas oficinas: ?Sei formar preço? e ?Sei controlar meu dinheiro?, ambas iniciativas com duas horas de capacitação, e realizadas na sede social da ACIP, no centro. Estas oficinas devem se realizar dias 9 e 23 do mês de março.

Para abril, outra oficina ?Começar bem: transforme sua ideia em modelo de negócio?, com 12 horas de duração, ao custo de R$ 190,00, deve ocorrer na sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) ? à Ladeira Padre Felipe, centro ? entre os dias 17 e 19 do referido mês.

Ainda no primeiro semestre estão previstas mais duas palestras: p ara maio, a palestra será ?Por dentro dos custos ? despesas e preço de venda?, com duas horas de capacitação, previsto para acontecer dia 6, também na sede do Sincomércio; e em junho, dia 27, a palestra terá o tema ?Organize o caixa de sua empresa e não perca dinheiro?, com duas horas de duração, na sede do Sincomércio. As duas palestras são gratuitas e com vagas limitadas e se iniciam a partir das 19 horas.