AgriculturaDemais 2Destaque da CidadeMeio Ambiente

Retomada do projeto “Adote uma praça”

A Prefeitura de Pirassununga buscando a revitalização e manutenção de praças e espaços públicos, principalmente após os danos causados pela tempestade do dia 09/10, retoma o Projeto “Adote uma praça”.

O Projeto foi criado em 2002 com o objetivo de promover a conservação de áreas verdes nos espaços públicos, melhorando, assim, a qualidade de vida e meio ambiente aos cidadãos.

Recentemente, em reunião com o Ministério Público, membros do Poder Legislativo e Secretariado Municipal, buscaram a desburocratização dos termos do convênio, o que possibilitará com mais objetividade e eficiência a adoção de espaços públicos junto aos cidadãos e empresas interessadas.

Nos termos do projeto estão discriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal, entre ruas e praças públicas, que poderão receber manutenção da limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e/ou paisagismo completo, tudo balizado nos termos da lei e convencionado entre a Administração pública e interessado adotante.

As novas condições permitem que o interessado apresente, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um termo de intenções com as pretensões com relação ao espaço a ser adotado como conservação, manutenção e propaganda de sua marca ou empresa. A solicitação será analisada em um prazo de até 5 dias úteis. O projeto prevê ainda que os parceiros interessados, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição ou marca, de acordo com a lei de padrões que não prejudiquem a mobilidade e visibilidade de trafegabilidade urbana.

O objetivo da retomada do projeto é que a maior quantidade de praças e espaços públicos sejam adotados em todas as regiões da cidade, em parceria com munícipes, entidades e empresários que se identifiquem com a causa.