DemaisDestaque da CidadeEducação

Rede Municipal de Ensino retomou atividades presenciais na última semana

Na segunda-feira passada (8) alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pirassununga retomaram as atividades presenciais nas escolas. Desde março do ano passado, quando as aulas presenciais foram suspensas devido a pandemia da Covid-19, os estudantes não frequentavam as salas de aula das unidades educacionais municipais.

A retomada aconteceu com capacidade máxima de 35% dos alunos matriculados, respeitando os limites impostos pelo Plano São Paulo do Governo Estadual e pelo Decreto Municipal de retorno das aulas presenciais.

Desta forma as aulas vão ocorrer nas segundas e nas quartas com 35% de presença e às sextas-feiras com 30% dos matriculados. As terças e quintas-feiras são dias em que as unidades passam pelo processo de limpeza mais detalhada e desinfecção.

As demais séries do Ensino Fundamental, Educação Infantil e creche têm retorno presencial programado para o mês de março, de forma gradativa, após análise das equipes de Educação e Saúde do município, para avaliar a viabilidade da volta, priorizando a segurança de educadores e alunos.

Em relação às atividades remotas, estas já se iniciaram em 1º de fevereiro para todos os alunos da Rede Municipal.

Os protocolos de segurança foram seguidos, com o fornecimento pela Secretaria Municipal de Educação de máscaras, álcool em gel, tapetes sanitizantes e outras medidas de higiene e proteção para as unidades educacionais. Os professores receberam também o face shield (protetor facial), garantindo a tranquilidade para o início das aulas presenciais.

A equipe da Educação Municipal avaliou de forma bastante satisfatória o início das aulas em 2021, e está atenta ao andamento das atividades educacionais e de segurança das unidades para garantir a qualidade das aulas e aprendizagem dos alunos.

Retorno das escolas estaduais e particulares está autorizado, mas com restrições

Um decreto municipal também autorizou o retorno presencial da rede estadual e privada nas escolas de educação básica localizadas em Pirassununga. Nas fases vermelha ou laranja do Plano São Paulo, as escolas que atendem alunos da educação infantil até o ensino médio, poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%.

Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as fases e cada unidade pode definir as estratégias para realizar o rodízio de alunos e suas atividades presenciais e remotas.